Mês de abril é marcado por campanhas de inclusão e conscientização do CECOM da UFPR

06 abril, 2023
16:52
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

O Centro de Estudos do Comportamento Motor (CECOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga duas importantes campanhas de inclusão e conscientização no mês de abril: “Abril Laranja – Mês de Conscientização da Amputação” e, no dia 06 de abril, o “Dia Mundial da Atividade Física”.

Através do programa “Pilates para amputados”, que faz parte de um projeto de doutorado que visa aprimorar a força, a coordenação motora, o equilíbrio e a independência de pessoas amputadas de membros inferiores, a UFPR oferece a oportunidade a todos os amputados de membros inferiores a oportunidade de participarem dessa iniciativa. O programa inclui avaliações de força, equilíbrio e marcha utilizando equipamentos de tecnologia avançada, totalmente gratuito.

Segundo dados oficiais, no estado do Paraná, uma amputação ocorre a cada hora, sendo que mais de 80% dessas amputações ocorrem em membros inferiores. Estes dados revelam que o número de amputados é alto e requer o cuidado integral com a saúde da pessoa amputada.

Podem participar amputados de membros inferiores, de todos os gêneros, com idade entre 18 e 59 anos, que já estejam adaptados a prótese e que não necessitem de muletas ou andador para se locomover.

Os interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp (41 9875-0046) ou acessar o link e fazer seu cadastro, e aguardar contato.

O local para a realização das avaliações será no Departamento de Educação Física da UFPR, Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100 – Campus Centro Politécnico

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]