Começa hoje na UFPR a IX Jornada de Direito e Psicanálise, organizada pelo Núcleo de Direito e Psicanálise do Setor de Ciências Jurídicas. O evento no Salão Nobre do curso de Direito, faz parte das comemorações dos 100 anos da UFPR e prossegue até o dia 18.
As discussões desse ano vão girar em torno do julgamento da obra Grandes Sertões: Veredas, de Guimarães Rosa, escrita há 56 anos e que narra dois conflitos em períodos diferentes. Durante o evento também serão lançados dois livros sobre temas jurídicos. Estão confirmadas as presenças de pesquisadores da UNB, UFMG, PUC de São Paulo. De outros países vêm Carlos Cárcova da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina e Filipe Pereirinha de Lisboa, Portugal.
Entre os lançamentos está “Direito e Psicanálise: interseções e interlocuções a partir da obra O leitor de Bernhard Schlink”. O livro organizado pelo professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, apresenta resumos das apresentações feitas durante a Jornada de Direito e Psicanálise ano ano passado. A sessão de autógrafos será hoje .
Outro lançamento é a revista de Direito e Psicanálise do programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Outros dois livros serão lançados na mesma solenidade às 18 horas da quarta-feira, dia 16 de maio. “La Decisión Judicial , de Jorge Douglas Price e “Os ódios ─ clínica e a política do psicanalista”, de Mauro Mendes Dias.
Por Sacod A 1ª Semana Acadêmica Integrada do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal […]
Por assessoria A Curta Comum – Mostra de Cinema Comunitário, está com inscrições abertas para exibição de filmes […]
As inscrições para o cursinho pré-vestibular solidário “Todos Pelo Direito” (TPD) começaram na última terça-feira (28) e seguem […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, no dia 18 de novembro, duas oficinas de extensão voltadas à […]