Na última sexta-feira (27), as inscrições manuais para o XXIV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná foram concluídas. No decorrer de um mês, o Núcleo Universitário de Educação Indígena (NUEI) esteve presente nas 4 aldeias de Curitiba e Região Metropolitana para a realização das inscrições manuais. As inscrições foram feitas na Aldeia Território Sagrado Floresta Indígena Estadual Metropolitana de Piraquara; Aldeia Araçaí; Aldeia Kógunh Jã Mã (antigo Parque Histórico do Mate) e Aldeia Kakaneporã.
A fase de inscrições do Vestibular Indígena é dividida entre online e manual com o objetivo de ampliar o acesso para pessoas de comunidades tradicionais indígenas. As inscrições online encerram-se em 3 de outubro.
Através do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, são ofertadas anualmente para além dos processos seletivos regulares, e de forma exclusiva aos integrantes indígenas das comunidades tradicionais do estado, 6 vagas suplementares nos cursos de graduação das Universidades Estaduais do Paraná. No caso dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), são ofertadas 10 vagas suplementares.
Participam deste vestibular oito universidades, sendo que a cada ano as universidades organizadoras são intercaladas. Na edição deste ano, a instituição de ensino responsável é a Unioeste.
Mantendo o modelo do ano passado, o vestibular será organizado da seguinte maneira: no primeiro dia de prova (24/11), os candidatos serão avaliados quanto a proficiência na Língua Portuguesa, por meio de uma prova oral. Já no segundo dia (25/11), será aplicada a prova de Redação e a prova objetiva com questões das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, bem como Língua Portugesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Kaingang ou Guarani).
As inscrições por meio online continuam abertas no site da Unioeste até às 17h da próxima quinta-feira (03/10): https://www.unioeste.br/portal/vestibular/indigena.

Por Jéssica Blaine – estudante de jornalismo e bolsista no NuCA/SIPAD
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]