IFES FORMALIZAM ADESÃO AO REUNI

Na UFPR os recursos do REUNI para 2008 chegaram ainda no final de 2007. São R$ 9 milhões – cerca de 60% do total que deverá ser investido esse ano para dar início ao programa que visa aumentar a oferta de vagas e de cursos de graduação e pós-graduação. O programa da Federal do Paraná foi discutido nos Setores da instituição que propuseram os avanços no ensino superior para atingir as metas previstas do REUNI, entre elas a diplomação de 90% dos estudantes e o parâmetro de 18 estudantes para cada professor. A aprovação da entrada da Federal do Paraná aconteceu na sessão do Conselho Universitário de 30 de outubro de 2007.

No programa geral da UFPR que foi aprovado pelo MEC – e que deverá ser cumprido no prazo de cinco anos, está a criação de 29 cursos de graduação, com a oferta de 1.548 vagas anuais no Processo Seletivo, finalizando a abertura de 6.921 novas matrículas na instituição até 2012. A UFPR deverá passar de 20.885 alunos para 27.806 ao final do programa.

Na Pós-Graduação a oferta é de 25 novos programas – 14 de mestrado e 11 de doutorado, com 1.298 vagas ao final dos cinco anos, sendo 749 nos programas de mestrado e 549 nos de doutorado.

2008 – “O ano de 2008 é de muito trabalho para a UFPR, já que o programa estruturado pela maioria dos projetos dos Setores prevê o maior número de abertura de vagas e de cursos já para 2009. Para isso, a comunidade acadêmica – principalmente a Administração Superior e a Direção dos Setores, está em trabalho continuo para dar conta do desafio. Temos além da área pedagógica, o trabalho para abertura de concursos para contratação de novos servidores e as obras para dar infra-estrutura aos novos projetos”, explica o reitor. “O mérito do REUNI é a expansão da universidade pública em um País em que apenas 10% dos jovens entre 16 e 24 anos são universitários.”

Presidente Lula e o reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: Ricardo Stuckert