Hospital Vitor do Amaral reabre com novas instalações e atendimento voltado para a saúde da mulher

27 setembro, 2024
12:30
Por Bruna Soares
768 Visualizações
UFPR

O Hospital Vitor do Amaral (HVA), parte do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC/UFPR) e vinculado à Rede Ebserh, reabriu após uma reforma significativa, agora com atendimento especializado em saúde da mulher. A cerimônia de entrega do novo HVA ocorreu na manhã de quinta-feira (26), com a presença de autoridades e convidados.

O HVA contará com uma equipe multiprofissional e oferecerá:

  • Consultas, exames e cirurgias de pequeno e médio porte.
  • Quatro salas cirúrgicas, com capacidade para 300 procedimentos mensais.
  • Expectativa em média de 6.000 consultas ambulatoriais por mês.
  • Sala de recuperação pós-anestésica, nove leitos de internação e um Centro de Infusão ampliado.

Os serviços incluirão biópsias e diversos tipos de cirurgias, como histeroscopia, laqueadura, cirurgias vasculares, dermatológicas, plásticas, colecistectomias (cirurgia de vesícula) e videolaparoscópicas, custeados 100% pelo SUS.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, ressaltou que “o complexo hospitalar da Universidade é comprometido em oferecer cuidados de qualidade à população do Paraná, além de atuar na formação e pesquisa”. Ele expressou a esperança de que os novos serviços ofereçam as melhores condições de assistência, ensino e pesquisa.

Infraestrutura Modernizada

A reforma, que durou em média 1 ano e meio, preservou as características históricas do hospital, com o telhado substituído por uma estrutura metálica e melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas. Um novo Centro Cirúrgico, equipado com tecnologia de ponta, foi implementado.  A estimativa é que dentro de 18 ou 20 meses tudo seja finalizado. 

A área total reformada teve um investimento de cerca de R$11 milhões, sendo R$7,4 milhões repassados pela Associação dos Amigos do HC. “Esta é a maior entrega que a Associação dos Amigos do HC fez ao longo dos seus 38 anos de existência. Esses recursos são fruto do esforço que a associação faz na atividade de arrecadar doações”, disse Domingos Tarço Murta Ramalho, Presidente da associação dos amigos do HC

Para a superintendente do HC-UFPR, Claudete Reggiane “essa é mudança significativa, mantendo a preservação do prédio histórico, enquanto modernizamos sua estrutura interna. A ginecologia e a obstetrícia, tanto de baixo quanto de alto risco, estarão integradas, garantindo um atendimento eficaz às mulheres”.

Reggiane ainda explicou como será o atendimento no hospital, que funcionará como hospital dia: “Internamos a paciente pela manhã, fazendo todo o procedimento, e à noite ela vai embora porque na ginecologia geral é o que se usa. Às 19 horas o hospital fechará, e caso aconteça alguma complicação com a paciente, o Hospital de Clínicas dará o suporte necessário, tendo ali equipe preparada para o atendimento. 

O secretário de Estado do Paraná, César Augusto Neves Luiz, compartilhou sua experiência no hospital, que frequentou durante sua formação em 1989. “Esse hospital reestruturado é uma grande vitória para as mães do Paraná, que agora contarão com um serviço acessível e de qualidade”, disse.

Programas de Residência e Ensino

O HVA servirá como espaço para a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, beneficiando cerca de 400 estudantes de Medicina e Enfermagem anualmente. A reestruturação permitirá expandir projetos de pesquisa, oferecendo novos tratamentos sem custos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que o hospital é um espaço renovado  que irá contribuir para a formação de profissionais da área e se dedicará à saúde da mulher, contribuindo a. “Um prédio que foi inteiramente reformado agora para dar essa atenção específica à saúde da mulher, que dá esse ganho sensacional para a comunidade local curitibana, para as mulheres da nossa cidade, mas que também oferece um campo fabuloso de formação para os nossos estudantes na área de saúde”. 

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Foto: Marcos Solivan

Rede Ebserh

Desde 2014, o CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh, que administra 45 hospitais universitários federais, promovendo excelência na gestão e apoiando a formação de profissionais de saúde. Com a nova infraestrutura e foco na saúde da mulher, o HVA se reafirma como uma referência em saúde no Paraná.

Os atendimentos no Hospital Vitor do Amaral terão início nesta segunda-feira (30).

Sugestões

05 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral convida a comunidade acadêmica e externa a se unir […]

04 dezembro, 2024

Na última terça-feira (03), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizou a renovação de um acordo de cooperação […]

04 dezembro, 2024

O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (GMPB-UFPR) retorna ao palco do Teatro da Reitoria nos […]

04 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou um marco significativo em 2024, com a titulação de mais de […]