Hélgio Trindade toma posse como 1º reitor da Unila

Criada oficialmente pelo presidente Lula no último dia 12 de janeiro, a Unila é a primeira universidade federal brasileira com vocação internacional. Sua proposta é contribuir para a integração latino-americana através da formação de recursos humanos, desenvolvimento científico, tecnológico e programas de extensão.

A UFPR tem sido a instituição tutora da Unila desde o início da tramitação do seu projeto de implantação no Congresso Nacional.

A nova universidade prevê a cooperação solidária entre instituições de ensino e organismos da América Latina. O reconhecimento entre as diferentes culturas e realidades será proporcionado pela convivência de alunos e professores dos países latino-americanos. Está previsto que 50% das vagas, de alunos e professores, sejam destinadas ao Brasil e a outra metade aos países da região.

Desde 2008, o planejamento institucional e acadêmico da Unila está sob a coordenação do professor Hélgio Trindade, convidado pelo MEC para presidir a Comissão de Implantação da Universidade. Doutor em Ciência Política, Trindade foi reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Breve perfil

Hélgio Trindade é eoutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I /Panthéon-Sorbonne (1971). Foi professor titular de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e reitor da mesma instituição; presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana; pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE); membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC); membro do Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (Aneca/Espanha); vice-chair do Forum on Higher Education, Research and Knowledge Regional da Unesco e consultor e membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e no Caribe (Iesalc/Unesco).

Hélgio Trindade, o primeiro reitor da Unila
Foto: Arquivo UFPR

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira (com informações da Unila)