Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita
Nos dias 5 e 6 de setembro, o Grupo de MPB da UFPR apresenta “Doutor do Baião: um dedo de prosa”, no Teatro da Reitoria, em Curitiba. O grupo vai trazer a obra de Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga e grande figura da música popular brasileira.
O espetáculo tem direção musical e regência de Vicente Ribeiro. O público poderá conferir canções compostas por Teixeira e as parcerias com Gonzaga e outros artistas, como “Asa Branca”, “Baião”, “Kulo” e “Adeus Maria Fulô”.
De acordo com o músico Vicente Ribeiro, um dos motivos de apresentar um espetáculo sobre Humberto Teixeira é porque não há celebração à vida e obra do compositor na grande mídia.
“A existência de grupos artísticos mantidos e incentivados pela universidade oferece uma possibilidade importante, que é a de apresentar à sociedade produções que não têm um compromisso com o retorno comercial”, afirma. “Essa possibilidade torna-se uma missão de qualquer grupo artístico universitário, de apresentar coisas que o público não vai encontrar em outro lugar”.
Ribeiro também afirma que trazer a obra de um compositor fundamental na cena da música popular brasileira é uma forma de falar sobre memória nos dias atuais.
“A gente vive uma época em que há uma tendência muito grande de se deixar de lado a história, ou desconhecendo ou recontando de uma maneira falsa. Nesse sentido, qualquer celebração da história é fundamental. Celebrar 110 anos de um compositor que trabalhou nos anos 40 e 50, parte da cena artística brasileira em um passado distante para os parâmetros de hoje, é uma forma de celebrar, de falar sobre a importância que é a gente falar de história e memória”.
Os ensaios começaram em março deste ano e o repertório foi construído de forma colaborativa. O espetáculo será formado por cerca de 30 cantores e 15 instrumentistas: a primeira parte terá dez músicas apresentadas por solistas ou duetos e trios, com poucos instrumentos. Em seguida, o público vai conferir seis canções apresentadas pelo grupo todo.
A apresentação no Teatro da Reitoria será uma prévia da apresentação que o Grupo de MPB da UFPR fará no final do ano, que deve trazer mais músicas e novos arranjos.
“Essas músicas que serão apresentadas com os solistas são experiências, para a gente sentir como as músicas funcionam. Algumas dessas músicas serão rearranjadas, outras serão substituídas. É um processo de construção de um repertório”, explica Vicente Ribeiro.
Grupo de MPB da UFPR apresenta: “Doutor do Baião: um dedo de prosa”
Data: 5 e 6 de setembro, às 20h
Local: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba
Entrada gratuita
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]