Superar a perda de um ente querido não é uma tarefa fácil. Foi para prestar apoio nessas situações que surgiu o grupo de extensão “Amigos Solidários na Dor do Luto”, do curso de Psicologia da UFPR. Além de contribuir para amenizar a dor do luto, o grupo também visa inserir os estudantes de Psicologia no contexto laboratorial. Existente há 16 anos, o projeto começou sob a coordenação de Zelinda de Bona, e foi incorporado ao curso de Psicologia da UFPR em 2010.
De acordo com a professora Maria Virgínia Cremasco, atual coordenadora do programa e supervisora dos estudantes envolvidos, o programa de extensão já atendeu mais de mil pessoas, em sua maioria da comunidade externa à UFPR. “O método que utilizamos consiste em um grupo de estudos e eventos sobre o tema do luto, na participação de estudantes e pesquisadores em um grupo de apoio e consultas voluntárias por estudantes do quarto e quinto anos e do mestrado em Psicologia”, explica a professora.
Para os estudantes de Psicologia, a atuação no grupo gera oportunidades de produção de artigos científicos. Muitos deles também cursam uma disciplina optativa do curso sobre o tema da morte. “O programa tem um importante impacto na formação discente pois oferece a oportunidade aos estudantes de compreenderem a complexidade dos processos de luto em suas várias facetas: social, psicológica e cultural”, complementa Maria Virgínia.
Por outro lado, a comunidade externa se beneficia dos serviços prestados pela UFPR para amenizar a dor do luto. “É importante promove o diálogo sobre o tema, desmistificando os processos de luto como algo indizível, intratável”, conclui a coordenadora do Amigos Solidários na Dor do Luto.
Grupo de apoio “Amigos Solidários na Dor do Luto”
Reuniões: todas as segundas-feiras, das 14h30 às 17h
Local: Departamento de Psicologia – Sala 118 / Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade – Centro – Curitiba, PR
Quem pode participar: todos que já tenham passado por uma experiência de luto ou que tenham interesse em conhecer mais sobre o processo do luto.
Por Amanda Poso e Bruna Soares Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário […]
Por Luana Lopes e Gabriel Maia No último sábado (9), ocorreu a 9ª Marcha do Orgulho Crespo em […]
A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense promoveu intercâmbio científico e premiou pesquisas sobre os biomas […]
Em entrevista, professor de imunologia da UFPR fala sobre o andamento da pesquisa e explica como pode se dar o uso da tecnologia no combate a outras patologias.