Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SIEPE 2018: Futuro da universidade pública, sob perspectiva da gestão e da mídia educacional, é o tema da conferência de encerramento

O que a universidade pública deve buscar ser no futuro? Essa pergunta guiará a mesa redonda de encerramento da 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR, no dia 4 de outubro (quinta-feira), às 9 horas, no Teatro da Reitoria. É quando serão abordados os projetos possíveis para as instituições.

Sobre o tema, a organização da 10ª Siepe avalia que reformas nas universidades devem voltar à tona nos próximos anos, portanto é importante que os debates sejam conduzidos pelo caminho que busca “aprofundar a natureza e vocação pública da nossa universidade”.

Naomar de Almeida Filho e Monica Avancini apresentarão ideias sobre projetos para as universidades. Fotos: Rafael Venuto/Abrasco, Divulgação; Adriano Rosa/ASN, Divulgação

Um participante da mesa será o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que falará sobre multiculturalismo e interdisciplinaridade no ensino superior. Já a jornalista Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), deve abordar tendências e desafios para a educação superior e a expectativa de estudantes de ensino médio sobre a continuação de sua formação.

Sobre Naomar de Almeida Filho

Atualmente professor universitário aposentado, o médico Naomar de Almeida Filho escreveu livros sobre a relação entre universidades e sociedade, entre os quais “A Universidade no século XXI: para uma universidade nova”, de 2008, escrito a quatro mãos com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Nele, o professor propõe um modelo que chama de “Universidade Nova do Brasil”, que seria fruto de reformas institucionais profundas capazes de “superar a crise da universidade brasileira, velha e debilitada”, que, em sua visão, tem hoje dificuldade em responder às demandas sociais.

“Meu argumento é que, em tal cenário, precisamos construir no Brasil um tipo diferente e renovado de instituição acadêmica, capaz de atuar como instrumento de integração social e política entre países, culturas e povos, em contraposição aos efeitos perversos do globalitarismo. Isso porque acredito que o Maio de 1968 não chegou ao Brasil”, escreve. “Por isso, afirmo que a universidade brasileira continua a ser uma universidade elitista, excludente, que não sofreu a revolução política que vem atingindo as universidades no mundo. E pior, está correndo o risco de não acompanhar as transformações de pensamento que estão reformulando o conhecimento”.

Almeida Filho foi reitor da UFBA entre 2002 e 2010 e reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) de 2013 a 2017. A renúncia ao cargo ocorreu no ano passado, quando o professor divulgou uma carta aberta em que denunciava o “desmonte” que a instituição vinha sofrendo, especialmente devido à queda de recursos, mas também por incompreensão às inovações do projeto. Na visão de Almeida Filho, as universidades devem estimular e preservar o multiculturalismo e a interdisciplinaridade.

Sobre Marta Avancini

Já Marta Avancini é jornalista e especialista em educação, direitos humanos, infância e adolescência, com experiência em veículos de comunicação como Folha de São Paulo e Estadão. Atualmente é editora pública na Jeduca, que tem a proposta de criar materiais de apoio a jornalistas na cobertura de temas referentes a educação.

No ano passado, durante a 69ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marta defendeu que a cobertura jornalística qualificada de questões relacionadas a educação é necessária para a construção de uma visão democrática sobre o tema.

SERVIÇO
Mesa de Encerramento da 10ª Siepe: Universidade Pública como Projeto
Data: 4/10
Horário: a partir das 9h, com atividades culturais a partir das 8h30
Local: Teatro da Reitoria, no Campus Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299, Centro, Curitiba)
Entrada livre (inscrições na hora), com certificado de participação
Mais informações no site www.siepe.ufpr.br/2018.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...