Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

FutDelas UFPR recebe inscrições de meninas para os times de 2024

Meta do projeto do Departamento de Educação Física da UFPR, em Curitiba, é disseminar a prática de futebol entre garotas de dez a 14 anos, reunindo extensão e pesquisa sobre futebol feminino

Tem em casa uma pequena jogadora de futebol que sonha em ser igual à Marta? O projeto de extensão FutDelas, sediado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está recebendo inscrições para os times de 2024, que treinarão no Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR, em Curitiba.

O projeto é gratuito e tem como público alvo meninas de dez a 14 anos (completos em 2024). Os treinos ocorrerão às segundas e quartas-feiras, com times pela manhã e à tarde.

Neste ano, a intenção é completar as equipes, visto que participantes do ano anterior continuarão treinando. Portanto, as vagas são limitadas até o preenchimento e haverá lista de espera. Não se trata de processo seletivo — basta interesse.

O formulário de inscrições, que deve ser preenchido pelos responsáveis, está disponível neste link. O treino da tarde é o mais concorrido.

Cidadania

O projeto começou em julho de 2023 e, no primeiro ano, contou com cerca de 50 participantes. As atividades são desenvolvidas por profissionais de educação física e alunos de graduação e pós-graduação ligados ao Centro de Estudos do Comportamento Motor (Cecom) da UFPR.

“Em 2023 organizamos um torneio com a participação de quatro equipes do projeto como encerramento. Foi possível verificar uma evolução bem significativa em relação ao início dos treinos”, conta o professor Paulo Cesar Barauce Bento, vice-coordenador do projeto.

Mais do que dar oportunidade para a base do futebol feminino, o FutDelas persegue metas de cidadania, tendo em vista o histórico brasileiro de pouco acesso do futebol a mulheres. Em nível acadêmico, essa reflexão baseia estudos de mestrado e doutorado que incluem intercâmbio com a Western Norway University of Applied Sciences (HVL), da Noruega.

Atualmente três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) da UFPR estão em período de estudos no país escandinavo. A UFPR recebeu, em 2023, cinco estudantes noruegueses, dos quais dois permaneceram em Curitiba por quatro meses em coleta de dados para as suas dissertações de mestrado.

“Uma discussão importante é essa, na Noruega a participação das meninas no futebol é muito comum e frequente. No Brasil, até a década de 1970 o futebol foi proibido para as mulheres e até hoje os espaços para participação das meninas ainda é muito restrito”, diz Bento.

SERVIÇO
Projeto FutDelas da UFPR 2024
Quando:
treinos a partir de fevereiro, às segundas e quartas-feiras, de manhã (das 8h30 às 10h30) ou à tarde (15 às 17 horas)
Onde: Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, bairro Jardim das Américas, Curitiba/PR)
Mais informações no site do projeto

📳 Receba notícias da UFPR no seu celular

Sugestões

UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Equipamento para radioterapia no CHC-UFPR traz ganhos para áreas assistencial e de ensino
Com instalação de acelerador linear, hospital passa a oferecer tripé completo de tratamento para pacientes...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...