Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Fórum Estadual de Educação” foi instalado oficialmente na UFPR nesta quinta-feira (28)

"Fórum Estadual de Educação"
Fórum Estadual de Educação&quot - Foto: Leonardo Bettinelli

O vice-governador e secretário da Educação do Paraná, Flávio Arns, abriu oficialmente na UFPR, manhã desta quinta-feira (28), o “Fórum Estadual de Educação”. Participaram da cerimônia de abertura o reitor Zaki Akel Sobrinho; o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Oscar Alves; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP -Sindicato), professora Marlei Fernandes de Carvalho e o deputado federal (PT) Ângelo Vanhoni.

Abrindo as atividades do evento, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou a abertura do fórum como sendo um momento marcante e histórico. “Estamos construindo o espaço da Educação em conjunto. É uma janela de oportunidades na qual todos temos que fazer a nossa parte”, evidenciou. Segundo ele, esta é a hora de trazer a Educação para uma discussão nacional. A diversidade de parcerias mostra também que podemos avançar neste grande desafio: “realizar um fórum que seja de todos nós para termos um produto final de orgulho e transformação da Educação no Paraná”, refletiu o reitor. Para isso, disponibilizou os setores afins da UFPR como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Setor de Educação. “Precisamos trabalhar para converter a área educativa numa carreira atraente, bem recompensada e reconhecida pela sociedade”, refletiu o reitor.

Abertura oficial do "Fórum Estadual de Educação"
Abertura oficial do Fórum Estadual de Educação - Foto: Leonardo Bettinelli

Representação ─ “O Fórum Estadual de Educação está reunindo um grande conjunto de entidades de representação estadual na área em preparação para o Fórum Nacional de Educação (Conae), previsto para o início de 2014”, destacou, o vice-governador e secretário da Educação, professor Flávio Arns. Segundo ele, um dos objetivos do encontro é também contribuir para a elaboração dos fóruns municipais e intermunicipais. “Na verdade, a partir desta data, a discussão assume caráter permanente para todos que tenham ligação com o segmento. O que nos une é a busca para que a Educação tenha um papel de destaque, representatividade e qualidade na sociedade”, ressaltou o vice-governador.

Permanência ─ A diretora do Setor de Educação da UFPR, professora Andrea Caldas, compartilhou a ideia de que a discussão será permanente com a finalidade de acompanhar as políticas públicas do setor. Desta forma a “discussão abraçará toda a sociedade civil, as instituições de ensino públicas e privadas e as demais entidades ligadas à área”. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Oscar Alves, é o “momento de lavarmos adiante a missão de conseguirmos que todos os segmentos da sociedade se envolvam”. Ainda a presidente do APP – Sindicato Marlei Fernandes de Carvalho disse que “a instalação oficial do fórum poderá trazer grandes avanços para o país com vistas a uma Educação pública de qualidade para todos”.

Mudança ─ Já o deputado federal Ângelo Vanhoni considerou que há uma mudança de conceito do papel do estado em relação à Educação: “graças ao esforço da sociedade que luta para que, como dever do estado, o sistema educacional seja ofertado para todas as crianças.” Nesse sentido, a sociedade cobra ainda que a Educação tenha um padrão de qualidade mínima que garanta a cidadania para todos.

Presente ao encontro, o pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Ludoviko dos Santos achou importante a participação do secretário da Educação enquanto coordenador do fórum. Em segundo lugar, o professor disse também que a partir de agora a discussão será organizada para a articulação de ações no estado e no país. Sobre a instalação oficial do fórum, “todos os órgãos públicos, autarquias, entidades de classe e movimentos sociais poderão se unir em prol de políticas públicas compatíveis para uma Educação de qualidade extensiva a todos indiscriminadamente”, lembrou a assessora pedagógica da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Elizabete de Oliveira Carnaval. Mais de 50 representantes de associações, conselhos, federações, institutos, movimentos sociais, departamentos e universidades estiveram presentes à cerimônia desta manhã, totalizando aproximadamente 100 pessoas.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...