Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrados Profissionais de Enfermagem melhoram a qualidade do atendimento em hospitais e clínicas

Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem. Foto: Samira Chami Neves
Fórum de Mestrados Profissionais em Enfermagem. Foto: Samira Chami Neves

O Brasil conta com 30 mestrados profissionais em Enfermagem, voltados para desenvolver pesquisas e novos conhecimentos com vistas a aplicação imediata em hospitais e em clínicas,isto é, melhorar a qualidade do atendimento. Desde 2002 quando foram criados os primeiros programas, 532 profissionais já foram formados e fazem a diferença nas unidades de saúde onde atuam, de acordo com a coordenadora da área de Enfermagem da Capes, Carmem Silvan Scochi, por desenvolverem um trabalho mais especializado.
Durante o VI Fórum de Mestrados Profissionais que terminou nesta sexta-feira (12), na UFPR, a coordenadora explicou que os cursos de mestrado profissional na área cresceram 110% de 2011 a 2015. A UFPR se enquadra nesta estatística, já que o programa começou em 2011 com nove mestrandos. A importância da qualificação é justificada pela grande necessidade de enfermeiros na área de saúde. Levantamentos apontam que 50% dos profissionais na área de saúde do SUS são de enfermagem. Um dos objetivos dos programas de mestrado profissional é voltar os conhecimentos para a atenção primária em saúde.

professoras Márcia Freire, vice´coordenadora do Mestrado da UFPR e Claudete Regiani, diretora do Setor de Educação da UFPR. Foto: Samira Chami Neves
professoras Márcia Freire, vice´coordenadora do Mestrado da UFPR e Claudete Regiani, diretora do Setor de Saúde da UFPR. Foto: Samira Chami Neves

NA UFPR- O mestrado profissional da UFPR formou 30 mestres desde que foi criado em 2011. Segundo a vice-coordenadora do programa, professora Márcia Helena de Souza Freire. Nos primeiros três anos foram ofertadas vagas apenas para profissionais de Enfermagem do Hospital de Clínicas e em 2014 abriu também para enfermeiros do sistema público de saúde de Curitiba, no ano passado para enfermeiros da rede estadual e em 2016, para profissionais das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba. Essa nova turma inicia as aulas neste semestre. Atualmente são 20 vagas anuais.

O VI Fórum dos Mestrados Profissionais em Enfermagem reuniu mais de 200 participantes na UFPR, vindos de vários Estados, como Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além de questões curriculares, os professores e mestrandos analisaram a importância de parcerias, legislação, perspectivas de qualificação e o impacto profissional.

todas as fotos do evento:https://www.flickr.com/photos/ufpr/

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...