A visita da ExxonMobil à Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta segunda-feira (02) marcou um passo importante na busca por um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu representantes da empresa para discutir a criação de uma parceria formal que abranja diversas áreas, incluindo ensino, pesquisa, extensão, estágios e desenvolvimento tecnológico.
“Receber a ExxonMobil para firmar um acordo interinstitucional representa um avanço importante na construção de parcerias que têm o potencial de impulsionar o futuro da universidade e da indústria, promovendo inovação e tecnologia, além de gerar benefícios socioambientais e educacionais”, pontuou Ricardo Marcelo, reitor da UFPR.
Durante a visita, o diretor da ExxonMobil destacou o valor das universidades na capacitação de pessoas e a necessidade da empresa em atender a essa demanda. “As universidades têm uma excelente capacidade de capacitar pessoas e nós temos uma demanda por capacitação de pessoas, tanto pessoas que vão entrar na empresa quanto pessoas que já estão dentro da empresa. E nós temos uma necessidade também de manter perspectivas externas, entender o que está acontecendo no mercado, na indústria e os centros acadêmicos tendem a ter essa proximidade conversando com o que está acontecendo no mundo, até para oferecer cursos já mais adaptados tanto tecnologicamente quanto nas novas linhas de pesquisa e tudo mais”, disse o Staff Development Manager da ExxonMobil, Ricardo de Moura Fonseca.
O foco da conversa foi identificar áreas de interesse mútuo que poderiam resultar em uma colaboração mais eficaz. A ideia é que a parceria possa facilitar um intercâmbio de conhecimentos e promover inovações que beneficiem tanto a UFPR quanto a ExxonMobil.
A próxima etapa desse processo será uma nova reunião para discutir e formalizar os detalhes do acordo, que resultará em um contrato institucional entre a universidade e a empresa. Essa colaboração tem o potencial de trazer benefícios significativos para ambas as partes, contribuindo para o avanço das áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
“Parcerias desta natureza entre a UFPR e empresas como a ExxonMobil são estratégicas para viabilizar ações institucionais que envolvem desde a formação e a capacitação de pessoas, até a colaboração em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas do conhecimento”, pontuou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Helton José Alves.
Neste Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), pesquisadora e ativista de Curitiba fala sobre seus estudos com os artistas da saúde mental.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Paraná Faz Ciência, maior evento de divulgação científica do Estado. […]
Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, o curso de Artes Visuais – Licenciatura da […]
Professor e também estudante na UFPR, o atleta conquistou as medalhas e quebrou recordes pessoais O professor Leonardo […]