Na avaliação de Dinâmica – na qual são disputadas as provas de velocidade máxima, aceleração, tração, subida de rampa e slalow – a equipe ficou em 9º lugar num total de 70 concorrentes.
O carro desenvolvido pelos alunos do DEMEC também foi qualificado como o 3º melhor off-road do Brasil, após a disputa da prova de Tração que consiste em puxar um determinado peso por uma distância definida no menor período de tempo.
Outro destaque foi na avaliação de Estática. A Piá-Baja ficou em 25º lugar nas provas de conformidade de projeto, produção em massa, manutenção e segurança.
Desde 1995, a equipe Piá-Baja participa do encontro, concorrendo com mais de 70 equipes de várias outras universidades brasileiras. Formada por 12 alunos a equipe da UFPR mantém integrantes antigos e mescla novos componentes, visando sempre melhorar o projeto do ano anterior. O apoio financeiro e logístico vem da Reitoria, Setor de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica e das Pró-Reitorias de Graduação e Planejamento.
“O projeto tem feito tanto sucesso que neste ano estamos iniciando uma nova disciplina optativa no curso”, comenta o professor Sílvio Brunatto, coordenador do projeto na UFPR. “A disciplina baja na qual vários colaboradores do departamento apresentarão seus conhecimentos em veículos off-road.”
MAIS ALGUNS NÚMEROS DE PIRACICABA:
•O carro da UFPR ficou em 16º melhor off-road do Brasil na prova de Aceleração, prova que define a posição no grid de largada do enduro.
•Na avaliação final – envolvendo as provas de Estática e Dinâmica, o que responde por 60% do peso na classificação geral, a UFPR ficou em 17º lugar.
Foto(s) relacionada(s):

A equipe da UFPR fez várias melhorias no carro para ficar em melhores posições
Foto: Arquivo Piá-Baja
Fonte: Vivian de Albuquerque
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]