A Editora da UFPR publicou recentemente três novos títulos. Como o restante do catálogo, os livros podem ser adquiridos no site da editora (www.editora.ufpr.br) ou nas livrarias localizadas no campus Reitoria e no Centro Politécnico.
Confira abaixo a descrição dos lançamentos:
Cozinhando a Tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral paranaense
Autora: Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse
Este livro, fruto de uma tese de doutoramento em História defendida na Universidade Federal do Paraná, procura compreender a tradição do Barreado no litoral paranaense, tendo em vista a produção e a degustação da iguaria no contexto socioeconômico e cultural da região. O prato é simultaneamente apresentado como iguaria, ao ser analisado como receita; como tradição, ao serem analisadas a perpetuação de seu preparo e degustação e sua ligação com outras manifestações culturais; e como atrativo turístico, ao ser analisado como atrativo capaz de atrair inúmeros visitantes ávidos por degustar o prato e os símbolos que o cercam.
20 Anos de História da UFPR em Palotina: De Campus a Setor
Autora: Eleci Schröder Donin
Esta publicação conta a história dos 20 anos do Campus Palotina da Universidade Federal do Paraná com relatos de quem dela fez parte. Com isso, tornou-se um trabalho com caráter democrático porque além dos fatos constarem em registros como documentação oficial, foi relatado por quem participou de todo o processo de implantação e consolidação do que se transformou hoje no Setor Palotina da UFPR.
Inclusão Racial e Social: Considerações sobre a trajetória UFPR
Autora: Norma da Luz Ferrarini e Dirlene Ruppel (Orgs.)
Fruto do Seminário sobre Políticas Afirmativas no Ensino Superior: diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos, realizado na Universidade Federal do Paraná em junho de 2010, o presente livro é oferecido ao público como uma forma de estimular o debate sobre as políticas de ações afirmativas implementadas no Brasil, em especial na Universidade Federal do Paraná, sem a pretensão de esgotar a questão. Procurando enaltecer a diversidade do diálogo, oferece uma reflexão sobre a temática das cotas raciais e sociais a partir de perspectivas variadas ? legislação, processo de implantação do sistema de cotas, assistência estudantil, perfil socioeconômico dos estudantes, configuração de identidade de estudantes cotistas ? enriquecendo o debate com depoimentos e opiniões de alunos cotistas e não cotistas, e com uma análise sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. O intuito é estimular discussões e formas de atuação que efetivamente induzam e aprimorem os mecanismos que tratam da questão da inclusão social, nas suas variadas dimensões.
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