Divulgado desempenho individual dos candidatos

Último concurso vestibular da UFPR teve etapas realizadas em novembro e dezembro de 2012 - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Foi divulgado nesta tarde (14), no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná – http://www.nc.ufpr.br/ – o desempenho individual dos candidatos que realizaram a segunda fase do vestibular 2012/2013.

Cada candidato pode acessar o site e verificar seu desempenho e nota de corte de seu curso, informando o número de inscrição e a senha individual.

Sistema de Cotas

No primeiro vestibular realizado após a Lei Federal 12.711/2012, a UFPR que já possuía sistema próprio, pôde mensurar como foi a aderência dos alunos ao sistema de cotas disponibilizadas pela lei.

A nova Lei Federal estipula que em quatro anos as Universidades Federais terão que destinar 50% de suas vagas para cotas raciais e sociais.

Para o vestibular 2012/2013 a UFPR destinou 12,5% das vagas para as cotas legais, esta porcentagem foi inserida dentro dos 40% de vagas tradicionais que a Universidade já reserva desde 2004, e que foram mantidas.

Existem diferenças entre as cotas já praticadas pela UFPR e as estabelecidas por lei. Para as cotas sociais e raciais já existentes na UFPR o vestibulando precisa ter cursado o ensino fundamental e médio integral em escolas públicas. Para as cotas do novo sistema legal, o aluno precisa ter cursado apenas o ensino médio em escola pública, e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Os sistemas de cotas só foram válidos para a segunda fase do vestibular.

Neste ano de adaptação, os alunos que puderam usufruir das cotas tiveram a opção de escolher a categoria que considerassem mais interessante. O vestibular da UFPR disponibilizou 5.087 vagas no processo seletivo, além de uma vaga por curso para pessoas portadoras de necessidades especiais. Também foram ofertadas 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e dez vagas para o vestibular indígena, que foi realizado no dia 16 de dezembro de 2012.

Das 636 vagas previstas pelo sistema legal, sobraram 296, o que corresponde a 46,5%, ou seja, houve pouca procura pelo novo sistema de cotas estabelecidos por lei.
Aproximadamente 400 dos 14.237 alunos inscritos na segunda fase, optaram pelo novo sistema estabelecido por lei, sendo que maioria optou pelo benefício do sistema de cotas que já era disponibilizado pela UFPR.

Das 5.087 vagas, seis não foram preenchidas e das 296 vagas que sobraram do sistema legal, 143 foram remanejadas para o sistema de cotas tradicional e outras 147 para a concorrência geral.

Flaécia Gomes, sob orientação de Ana Paula Moraes