Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Divulga Ciência AE fecha com relatos de experiência sobre divulgação científica em universidades públicas

O segundo dia (17) do evento online trouxe o debate sobre políticas universitárias para divulgação científica com base nas práticas e experiências dos pesquisadores

O segundo dia e encerramento do evento online Divulga Ciência AE, realizado pela Agência Escola de Comunicação Pública UFPR (AE), nesta quinta-feira (17) discutiu a importância da divulgação científica e da institucionalização das políticas divulgadoras de ciência a partir dos relatos de experiência de pesquisadores envolvidos com o tema na UFPR, Ufes e UFMG. A vice-reitora da UFPR, Graziela Inez de Bolzón Muniz, abriu o evento destacando que “a divulgação científica é um tema muito caro para a universidade pública e para o país, e tem prioridade na UFPR”.

A mediação ficou por conta do professor Rodrigo Reis, coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral e vice-presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Rodrigo já tinha participado no primeiro dia do evento contribuindo com sua experiência em divulgação científica.

Pesquisadores discutiram importância da divulgação científica e da institucionalização de políticas divulgadoras de ciência a partir de relatos de experiência. Imagem: Divulgação

Regiane Ribeiro é coordenadora da Agência Escola, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR (Sacod). Mediadora no primeiro dia de evento, no segundo dia Regiane trouxe a experiência da Agência Escola na divulgação da ciência e os eixos de atuação que guiam o projeto: formação, experimentação e inovação tecnológica. “A Agência Escola faz uma discussão e uma reflexão sobre o modelo de ciência relacionado ao desenvolvimento do país. Queremos potencializar o diálogo com os pesquisadores para que criem autonomia na divulgação das suas pesquisas”.

A professora Tania Margarida Lima Costa apresentou a evolução do projeto institucional de divulgação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tania é diretora geral da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e primeira secretária da ABCMC. “As ações de divulgação científica na UFMG mostram a importância de socializar a pesquisa das instituições e que a sociedade tenha participação mais intensa, reconhecendo a presença da ciência”, explicou.

Laercio Ferracoli é professor, criador e primeiro Diretor de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pesquisador associado do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). O cientista destacou em sua fala o objetivo da divulgação científica em equipar o cidadão com conhecimento da ciência, promover o pensamento científico e ensinar sobre o processo e o tempo da ciência. Para Laercio, as universidades têm um papel importante na captação de recursos junto às instituições de fomento para melhorar a divulgação científica.

Potencialidades e desafios
da divulgação científica

Para a coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro, o saldo do Divulga AE é mais do que positivo. “O primeiro dia teve um panorama fantástico sobre a divulgação científica, com toda sua potencialidade e pensando os desafios. Ficou claro que só conseguiremos fortalecer a divulgação científica a partir da institucionalização de políticas e da criação de redes e parcerias”.

Regiane destaca a partir das experiências dos pesquisadores da UFMG e da Ufes que o segundo dia foi aprender com quem tem a divulgação científica mais consolidada. Em ambas as universidades as ações acontecem em consonância com as pró-reitoras, unidades e setores, possibilitando a criação de vínculo e de redes entre projetos e pessoas. “Foram dois dias para refletirmos onde estamos e para onde queremos ir”.

Clique aqui e assista ao vídeo completo do segundo dia do Divulga Ciência AE

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...