Cônsul da Polônia quer aproximação com Universidade

Na UFPR, em especial, falou do interesse em apoiar a iniciativa da universidade em ofertar um curso de Polonês, o primeiro do Brasil.

Moreira comentou que a Universidade ofertará a Licenciatura em Letras/Polonês a partir de 2009, dentro da expansão de novos cursos viabilizada pelo Programa REUNI. A Cônsul falou da importância do novo curso para a formação de professores de língua polonesa e a conseqüente formação de novos profissionais para a comunidade: “Os universitários são interessados na cultura atual, na ciência, trazem um frescor para as discussões sobre a atualidade”, comentou Dorota. Salientou que no Paraná impressiona o número de grupos folclóricos que preservam a cultura polonesa, mas que sua intenção é promover mais a Polônia atual, com mostra de filmes, grupos de discussão, promoção de palestras.

O reitor aproveitou a oportunidade para convidar Dorota para ministrar a aula inaugural da nova licenciatura. Dorota entregou ao reitor cartas do Consulado e da Embaixada da Polônia que ressaltam a importância do novo curso. Reafirmaram o apoio à iniciativa no que for preciso, com o fornecimento de publicações e outros materiais que possam ser úteis à nova graduação.

O Reitor com a Cônsul da Polônia e o coordenador das relações internacionais, professor Gondim
Foto: Márcio Moreira dos Santos

Fonte: Leticia Hoshiguti