Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comunidade acadêmica protesta contra ameaça de cortes no orçamento da Educação

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná participaram nesta quinta-feira (9) de uma manifestação contra a ameaça de cortes no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), responsável pelo pagamento de bolsas de pesquisa no País. O ato “Luto pela ciência, pela universidade pública, pelo futuro” reuniu cerca de mil pessoas nas escadarias do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, logo após a sessão do Conselho Universitário (Coun) que aprovou moção contra os cortes.

O ato foi aberto pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que destacou a importância do engajamento não apenas da comunidade universitária, mas de toda a sociedade, na defesa da educação, da ciência e da tecnologia brasileiras. “O que está em jogo é o futuro do Brasil. Se forem efetivados os dramáticos cortes pretendidos pelo Ministério do Planejamento, o que ocorrerá na prática será uma descontinuidade nos processos de geração de conhecimento que talvez não sejamos capazes de recuperar depois”, afirmou o reitor.

O reitor Ricardo Marcelo durante a manifestação: “O que está em jogo é o futuro do Brasil”. Fotos: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

A manifestação foi organizada pela UFPR com o apoio das entidades representativas de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes: Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Paraná (Sinditest-PR), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação dos Servidores da UFPR (Asufepar).

A moção aprovada pelo Conselho Universitário (texto abaixo) foi lida para os participantes pela  diretora do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam de Chueiri. A vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz e professores de todos os  setores da UFPR também participaram do ato.

O professor e pesquisador Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química, enfatizou como é frustrante perceber a necessidade de, cada vez mais, envidar esforços para que o governo seja sensibilizado para a importância do desenvolvimento científico e tecnológico e de um investimento expressivo em educação. “Não existe uma nação verdadeiramente soberana e democrática sem um expressivo investimento no desenvolvimento científico tecnológico e na educação em todos os níveis”, afirmou.

Um eventual corte nessa área do orçamento refletiria no presente e levaria grandes impactos negativos ao futuro. Edvaldo Trindade é diretor do Setor de Ciências Biológicas, no qual são desenvolvidas pesquisas em biodiversidade, conservação, meio ambiente, indicadores de poluição, estudo de doenças, buscas de novos compostos que podem atuar em doenças, entre outras. “Essas pesquisas são fundamentais para a sociedade em geral, pois reduzem importação, aumentam a produtividade no campo, geram divisas, reduzem o gasto com saúde pública e melhoram o bem-estar da população”, destaca.

A manifestação reuniu cerca de mil pessoas, entre professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

Além de atingir a geração de conhecimento, a formação dos profissionais de educação básica, o funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e programas de fomento à internacionalização, a medida também afetaria a permanência de estudantes e pesquisadores no meio acadêmico e científico. “Em muitos casos as bolsas são o que garante a continuidade dos alunos em ambiente acadêmico. Não queremos apenas aumentar o número de pessoas formadas em universidades, mas sim garantir a permanência delas nesse meio”, disse a presidente da União Paranaense de Estudantes, Izabela Marinho.

Para a pós-doutoranda em Bioquímica Elizabeth Cunha, que há 13 anos se dedica à pesquisa, o recurso proveniente da bolsa que recebe é fundamental para que continue seu trabalho: “Preciso manter dedicação integral à pesquisa, inclusive nos finais de semana. Por isso, para que a ciência exista, precisamos dessa receita para nos manter”.

Elizabeth trabalha com estudos de melanoma – câncer de pele mais invasivo -, tentando entender os mecanismos de resistência – como os fármacos – e melhorar os mecanismos de terapia fotodinâmica. Suas pesquisais atuais influenciarão, no futuro, em questões farmacológicas e em tratamentos para a doença.  “Caso o corte se concretize, infelizmente terei que parar os estudos e acabaria indo trabalhar na área social, como enfermeira – que é minha formação. É triste, pois foram anos de estudo, iniciação científica, mestrado e doutorado”, lamenta.

Abaixo a moção em defesa do orçamento integral para educação. 

Moção do Conselho Universitário em defesa do orçamento integral do MEC e do MCTIC na LOA 2019

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (COUN/UFPR) manifesta-se em apoio à manutenção dos recursos destinados à Educação e à Ciência, Tecnologia e Inovação no País pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, do modo como foi aprovada no Congresso Nacional, que assegura o mínimo para o funcionamento do sistema de educação superior. A lei orçamentária precisa ser sancionada sem vetos, sobretudo garantindo a manutenção dos recursos e o uso das verbas de arrecadação própria das Universidades.

A CAPES alertou para o drama que acontecerá em 2019 se os cortes de recursos anunciados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão se concretizarem. Assim, a UFPR também se manifesta em apoio à Nota do Conselho Superior da CAPES, contida no Ofício nº 245/2018 de 1º agosto de 2018, endereçada ao Ministro da Educação, na qual solicita uma ação emergencial que garanta a manutenção dos programas de fomento da CAPES, essenciais para a pesquisa, a pós-graduação, a formação dos profissionais de educação básica e o funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), assim como para os programas de fomento à internacionalização.

A UFPR se manifesta preocupada com o futuro de milhares de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, que podem deixar de ser pagas, afetando diretamente a produção do conhecimento brasileiro; com os programas de fomento à formação dos professores da educação básica, que podem ser comprometidos, o que afetará não só as instâncias das universidades responsáveis pela formação de professores, como também, a médio prazo, a própria educação básica; com o risco de supressão das iniciativas de cooperações internacionais, de ensino a distância e de mestrados profissionais, dentre outros programas do Ministério da Educação; e com o consequente impacto nas atividades de graduação, que se ocupam da formação de profissionais de nível superior para atuarem em todos os setores da sociedade.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná lembra ainda que as universidades públicas brasileiras são responsáveis por cerca de 90% da geração do conhecimento, ciência e tecnologia em nosso país; que recursos na educação não são gastos, mas sim investimentos de compromisso com uma nação próspera no futuro; que golpear os lugares de produção de conhecimento ou deixar de investir na produção da ciência e tecnologia causará uma descontinuidade no processo de produção dos saberes.

Para assegurar a missão da UFPR de ensino, pesquisa e extensão, gratuitos e de qualidade, o COUN se posiciona na defesa dos recursos orçamentários para a educação, ciência, tecnologia e inovação, com vistas a uma nação brasileira soberana, mais civilizada e com perspectiva de futuro.

Confira as fotos da manifestação.