Começa a matrícula dos calouros

Os aprovados nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e, Bacharelado em Ciência da Computação fizeram matrícula na manhã desta segunda-feira.

É uma mistura de ansiedade para começar as aulas, com a alegria de ter passado numa instituição pública, destacou Guilherme de Moura Silva, aprovado em Agronomia. Ele vai deixar Tibagi, Região dos Campos Gerais, para morar com o irmão em Curitiba e estudar na UFPR.

TUDO INTEGRADO – O circuito da matrícula começa no saguão do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, quando o estudante recebe um envelope com o seu número de registro acadêmico. Depois vai para uma sala aonde são tiradas as impressões digitais e em seguida e , em seguida, em outro espaço é feita a análise dos documentos exigidos. Caso tenha algum problema, o estudante ganha prazo de 24 horas para apresentar o que faltou.

Em outra sala são tiradas as fotografias para a confecção da carteirinha do estudante, que dará direito ao acesso ás bibliotecas e restaurantes universitários. E por último, os calouros são convocados a preencher um formulário com 35 questões, que irá definir o perfil social e econômico dos estudantes da UFPR. Os dados vão nortear as novas políticas para esses jovens, destacou a professor Miriam Angelucci, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Os que optaram pelas cotas raciais tem ainda uma outra etapa, que é a entrevista sobre a sua origem. Uma banca formada por representantes da Universidade e dos movimentos negros conduz a conversa.

Em média serão atendidos mil estudantes por dia até o dia 31. Os aprovados no vestibular que não comparecerem no prazo marcado perderão o direito à vaga. Uma nova chamada será divulgada dia 12 de fevereiro pelo site www.nc.ufpr.br. É também neste endereço que o estudante poderá confirmar o dia e horário da matrícula. Muitos pais acompanhar os filhos até o local das matrículas neste primeiro dia. Eles ficaram do lado de fora aguardando o processo, que em geral, dura pouco mais de meia hora.

calouros agurdam para apresentar documentos
Foto: Josane Gugelmin Kuss

calouros na sala de matrícula

Gilherme de Moura Silva – calouro de Agronomia