Evento acontece entre 20 e 24 de outubro. Intenção é apresentar e partilhar o que é produzido de conhecimento na universidade
A 16ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reúne o que envolve a produção de conhecimento na universidade.
A integração é o ponto principal do evento, um espaço onde a partilha do conhecimento é favorecida. “A gente tenta integrar isso nessa semana, fazendo com que esses eventos, a ocorrerem no mesmo tempo, provoquem essa integração entre ensino, pesquisa e extensão”, afirma o diretor da Coordenadoria de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Rodrigo Mengarelli.
A edição deste ano agrega o 32º Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 17º Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação (Einti), o 23º Encontro das Atividades Formativas (EAF), o 23º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 6º Encontro de Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe) e o 1º Evento de Pesquisa e Extensão da Pós-Graduação (EPEx-PG).
A Pró-reitora de Pós-Graduação, Edneia Cavalieri, ressalta que a SIEPE “é um evento de integração, onde toda a comunidade presta contas aos órgãos de fomento e do Programa Institucional, instigando as melhorias do processo como um todo”. Edneia afirma que é o espaço ideal para que a comunidade interna da universidade saiba mais sobre as atividades de pesquisa e extensão que estão sendo feitas.
Além de ser um espaço de partilha e integração entre a comunidade universitária, há também a preocupação e a intenção da participação de pessoas de fora da universidade no evento. O professor Rodrigo Mengarelli fala em “trazer para dentro da universidade a nossa família, nossos amigos, as escolas, outras universidades. É uma forma da gente mostrar a potência da UFPR, fazendo com que esse evento seja não só da comunidade interna como da comunidade externa”.
Durante a SIEPE acontecerão 42 oficinas, com inscrições abertas ao público geral. Haverá também palestras, apresentações de trabalhos, apresentação de pôsteres e uma feira de extensão. Em Curitiba, o evento acontecerá de forma central no Centro Politécnico da UFPR, acontecendo também nos campi do interior e litoral do Paraná.
Edneia Cavalieri também faz um chamado a todos para participarem e visitarem os espaços onde acontece a SIEPE. “Convidamos toda a comunidade a prestigiar não só as bancas orais, mas também das apresentações dos pôsteres durante toda a semana. Convidamos a participação dos docentes vinculados a pós-graduação ao nosso evento remodelado esse ano”.
A abertura da SIEPE ocorrerá no Centro Politécnico da UFPR, no hall do prédio administrativo, às 17h30. Durante a solenidade oficial haverá apresentação do Coral Llista Trans. O primeiro coral trans de Curitiba apresenta seu repertório composto por músicas que representam vivências da comunidade LGBTQIAPN+ e questões sociais.
De 1º a 4 de dezembro, o Auditório Eny Caldeira, do Setor de Educação da Universidade Federal do […]
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe Nesta terça-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e […]
Por Olimpia Morante, sob supervisão de Aline Fernandes Estão abertas as inscrições gratuitas para a visita guiada ao […]
Neste Dia dos Professores lembramos a vida da docente que lançou as bases para a pós-graduação no Setor […]