O estudo das elites políticas e sociais é o tema central do Colóquio “Para que estudar grupos dirigentes?”, que será realizado dias 19 e 20 de novembro. Promovido pelo Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil e Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da UFPR, o evento será no 9º andar do Edifício D. Pedro I, Rua General Carneiro, 460, com a coordenação do professor Adriano Codato.
Dia 19, na parte da manhã, das 9 às 12 horas, haverá uma mesa-redonda com o tema “Estudando elites políticas: questões de teoria e metodologia”, com a participação dos professores Bruno Bolognesi (UFSCAR), Renato Perissinotto (UFPR) e Ernesto Seidl (UFS). À tarde, das 14h30 às 16h30, o professor Emerson Cervi (UFPR) faz a conferência “Será que ideologia não importa mesmo?”.
Na terça-feira, dia 20, as atividades incluem uma mesa-redonda pela manhã, abordando “A elite empresarial: teoria e método na análise da relação entre empresariado e democracia”, tendo como debatedores Paulo Roberto Neves Costa (UFPR), Flávio Heinz (PUCRS) e Sérgio Braga (UFPR), e à tarde um outro debate a partir das 14h30, com o tema “Potencialidades no estudo de elites políticas e sociais”, com participação dos professores Luiz Domingos Costa (FACINTER/NUSP) e Wilson J. F. de Oliveira (UFS).
A participação é aberta aos interessados. Informações são obtidas pelo fone 3360-5093.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]