Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coalizão UFPR pela Década do Oceano

A Coalizão Paraná pela Década do Oceano surge para fortalecer o movimento Coalizão UFPR pela Década do Oceano, originado da articulação entre docentes e discentes da Pós Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos e que se estruturou pela união de outros programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná.

Desde 2019, diferentes grupos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também de outras instituições de ensino do litoral do Paraná, como a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e o Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR), por meio de programas e projetos alinhados, vêm engajando suas comunidades internas em ações de divulgação das pesquisas científicas realizadas e integrando a ciência à sociedade. 

Neste contexto e somado ao movimento mundial da Década da Ciência Oceânica para o desenvolvimento sustentável, iniciativa promovida pela UNESCO, pesquisadores e sociedade somam esforços para alcance das métricas sustentáveis estabelecidas para o período de 2021 a 2030, em consonância com a Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável. 

Para a continuidade deste caminho, a Coalizão Paraná pela Década do Oceano propõe a estruturação de uma rede colaborativa que possibilita a comunicação eficaz entre cientistas, gestores, tomadores de decisão, sociedade em geral e comunidades escolares, favorecendo a troca de saberes, o aprendizado coletivo e a elaboração de estratégias de divulgação e educomunicação. A coalizão propõe escalonamento e execução prática de ações de integração e divulgação da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável realizada no estado do Paraná. Um de nossos desafios é mapear as ações em colaboração à Década do Oceano, e incluir a UFPR como protagonista regional e internacional. As iniciativas da rede serão construídas com base em cinco eixos temáticos:

Iniciamos esta nova fase agradecendo a participação de todos que somaram a esta maré de ações coletivas e responderam ao primeiro formulário da Coalizão UFPR, o qual possibilitou conhecermos pesquisadores da UFPR (docentes, técnicos e discentes) que realizam ações de pesquisa e extensão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) e sustentabilidade do Oceano (Década do Oceano). Este mapeamento permitiu avaliarmos os melhores mecanismos para potencializar as iniciativas alinhadas aos desafios propostos pela UNESCO e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o oceano. Para conhecer os principais resultados relacionados ao formulário de 2020 e alguns dados que foram importantes na estruturação desta iniciativa, a Coalizão Paraná pela Década do Oceano, acesse AQUI

Para avançarmos rumo aos resultados propostos pela Década do Oceano dependemos da união e engajamento de todos vocês! Caso queira compor a rede da Coalizão Paraná pela Década do Oceano, por favor, responda o questionário de mapeamento científico para os eixos temáticos que compõem a nova iniciativa e seguiremos em contato. Acesse o formulário AQUI

Juntos promovemos a ciência oceânica no estado do Paraná e fortalecemos a Década do Oceano! Contamos com a sua colaboração e engajamento! 

Redes e parcerias

Banco de notícias

Acompanhe as informações e notícias a respeito. Acesse!

Contato

Coalizão Paraná Década do Oceano: decadaoceanopr@gmail.com.

Coordenação do Projeto Coalizão pela Década do Oceano – Rede de Ciência, Tecnologia e Construções Coletivas para Fortalecimento da Sociedade Paranaense e do Oceano: Professora Dra. Camila Domit, bióloga, Setor Litoral, CEM/UFPR.