Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Palotina cresce e oferece novos cursos em 2009

Além do curso de Medicina Veterinária, que será ampliado com as novas propostas do REUNI – Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais, a unidade de Palotina passará a ofertar, já para o próximo vestibular, mais três cursos superiores de tecnologia: Aqüicultura, Biocombustíveis e Biotecnologia, todos no período noturno, visando a conciliação de horários para os alunos que precisam trabalhar e estudar.

“As pessoas têm dúvidas se os cursos na área de tecnologia são de graduação”, comenta o diretor do campus Palotina Vinícius Barcellos. “Eles são sim e criados para se adaptarem às demandas da própria região onde está nosso campus, mas com possibilidade de atuação nacional. Quando escolhemos estas áreas, seguimos quatro princípios: a inserção na realidade não apenas regional, mas também estadual e nacional; a afinidade de áreas de conhecimento entre os cursos; a proposição de cursos inovadores e, como já ocorre em todas as ações do campus, a preocupação com o desenvolvimento sustentável.”

Barcellos adianta que, ainda para os anos de 2010 e 2011, também serão criados mais dois outros cursos: Ciências Biológicas com ênfase em gestão ambiental e Agronomia, além de programas de pós-graduação (Mestrado). “Estes cursos novos serão todos com um currículo mais flexível, com mais atividades formativas e disciplinas optativas”, esclarece. “Para os cursos noturnos, as aulas de campo serão aos sábados. O período de conclusão também poderá ser controlado pelo aluno que, se tiver disponibilidade para cumprir alguns créditos no período da tarde, adiantará o currículo, tendo em vista a afinidade entre as áreas de conhecimento. Outro ponto interessante é para os alunos que ingressarem nos cursos de graduação em tecnologia, ao final do módulo básico – ou seja, dos primeiros três semestres – receberão um diploma como técnicos em meio ambiente.”

MOBILIDADE – Aproveitando as metas do REUNI, outra intenção da direção do campus Palotina é um maior incentivo à mobilidade acadêmica. “Queremos oferecer todos os semestres 49 vagas para alunos de outras instituições”, conta Luciano Bersot, vice-diretor. “Alunos de instituições de ensino público ou privado, inclusive facilitando o financiamento de passagens para aqueles que não tiverem condições.”

Outro atrativo é a possibilidade de bi-diplomação aproveitando as condições do PROVAR – Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes da UFPR. “O aluno formado em um dos cursos poderá voltar, havendo vaga, para em mais um ano concluir um novo curso aproveitando os semestres em comum já cursados”, diz Barcellos. “São todos projetos para diminuir a evasão, uma das principais metas do REUNI e um dos principais pontos que estão contribuindo para a ampliação do nosso campus.”

Morar e estudar em Palotina

“Morar em Palotina é uma experiência única, pois é uma cidade calma sendo muito diferente das grandes cidades universitárias. Logo que cheguei em Palotina estranhei um pouco, pois não tinha opções de entretenimento como nas grandes cidades universitárias e como Curitiba, a cidade de onde vim, mas a adaptação foi tranqüila. Palotina é uma cidade pacata e acolhedora onde os alunos da UFPR têm muito contato entre si. Acredito que isto faz do aluno estudioso em nosso campus ser diferenciado”, comenta Juliano Gonçalves Pereira, aluno do quinto ano de Medicina Veterinária.

Juliano conta que a maior parte dos acadêmicos mora em repúblicas próximas ao campus, dividindo todas as despesas. Isso faz com que tenham poucos gastos e, ao mesmo, tempo, um contato ainda maior com a instituição.

“Outra diferença é a proximidade que temos com os professores”, continua. “Como Palotina é uma cidade pequena, muitas vezes os alunos são vizinhos dos professores ou até mesmo dividem moradia com eles, passando então de uma simples relação profissional para uma relação de amizade. O contato com os moradores da cidade também é um fator muito importante. O Hospital Veterinário é uma referência na região. Os alunos que partem para a área da Clínica Médica e Cirúrgica têm uma formação muito mais aplicada, participam de projetos que incentivam, por exemplo, a posse responsável e ajudam no controle da população com projetos de castração de cães e gatos.”

Aulas práticas – Sendo Palotina situada entre os pólos agroeconômicos do Estado do Paraná, acadêmicos que escolhem as áreas de Produção Animal, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal têm se destacado frente aos demais profissionais formados em outras instituições. Isso porque os alunos do campus Palotina têm aulas práticas nas propriedades da região e participam de projetos de pesquisa e extensão, deixando assim a sala de aula um pouco de lado para colocar em prática os ensinos teóricos obtidos.

Sobre o campus de Palotina e a cidade

Localizado numa área de 5,6 alqueires, o campus de Palotina foi implantado ainda em 1993. Com aproximadamente 30 mil habitantes, o município tem uma economia baseada na agropecuária, com grandes plantações de soja, milho e trigo, além de produções de aves, suínos e leite.

O campus de Palotina tem sua área física distribuída em 1,8 mil m2 no prédio do Seminário, 3,7 mil m2 no Hospital Veterinário, Bloco Administrativo e Biblioteca, Bloco de Salas de Aula, Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos, Laboratório de Nutrição, Laboratórios de Anatomia e Histopatologia, Bloco de Laboratórios Multidisciplinares (Fisiologia, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Genética), Biotério, Canil e Aviário Experimental.

Ainda em 2008, serão construídos mais dois blocos entre salas de aula e laboratórios para atender aos novos cursos e um centro de triagem de animais silvestres, fruto de um convênio com o IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

Palotina está localizada a 600 quilômetros de Curitiba, 100 quilômetros de Cascavel, 96 de Umuarama, 60 de Guaira e a 230 quilômetros de Foz do Iguaçu. Com esta localização também se encontra próximo à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul e com o Paraguai (Cidade de Salto del Guairá).

O site do campus da UFPR em Palotina é o www.palotina.ufpr.br. O telefone é o (44) 3649-3444.

Foto(s) relacionada(s):


Fachada do Hospital Veterinário do campus Palotina
Foto: Divulgação UFPR Palotina


Alunos do curso de Medicina Veterinária em Palotina
Foto: Divulgação UFPR Palotina

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Vivian de Albuquerque