Imagem Padrão

Brinquedo desenvolvido em trabalho na UFPR ganha premiação internacional de design

10 julho, 2018
23:26
Por
Ensino e Educação

Brinquedo “Quebra Pedra” desenvolvido pela designer Priscila Busato – Divulgação

A designer de produtos Priscila Busato recebeu o “A’design Award”, uma das premiações mais importantes da área, pelo desenvolvimento do brinquedo batizado de “Quebra Pedra”. O produto foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Design de Produtos da UFPR.

Busato, que dedicou o trabalho ao filho, hoje com 3 anos e meio, focou sua pesquisa no período da infância que vai do nascimento até os 6 anos de idade. “Esse intervalo de vida é crucial na vida do ser humano. A brincadeira é a principal forma de expressão da criança para desenvolver de forma integral a coordenação motora, sua personalidade, a forma com a qual ela se enxerga e a partir disso constrói seu raciocínio-lógico”, explica a designer que conta ter se inspirado em pedagogias alternativas como: Waldorf, Método Montessori e Abordagem Pikler.

O brinquedo é um quebra-cabeça em 3D com peças em formato de pedra – o que explica o nome – que pode ser utilizado para uma diversidade de brincadeiras. Segundo a criadora, o “Quebra Pedra” “alia atividade educativa de raciocínio lógico e matemático ao desenvolvimento motor da criança. Além da função de quebra-cabeça, as peças podem virar uma cabana, um muro, uma pista de corrida, um toten, um banco e até um batuque”. A produção do brinquedo pode ser feita tanto com impressão 3D ou por meio de corte a laser.

A designer conta que o “Design generativo” foi a principal ferramenta de criação do produto “Esse processo morfogênico, utiliza algoritmos estruturados como sistemas não-lineares para resultados únicos, infinitos e sem repetição, realizado por uma “ideia-código”, assim como na natureza”, explica .

Priscila viajou para a Itália, onde participou da cerimônia de premiação. O “A’design Award” conta com a participação de produtos provenientes de mais de 100 países.

Veja mais

Perfil de Priscila Busato no “A’Design Award”

Brinquedo no “A’Design Award”

Vídeo do “Quebra pedra”

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.