Em julho de 2025, a Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) passou a incorporar ao seu acervo a biblioteca particular do professor Vinícius Berlendis de Figueiredo, falecido em janeiro deste ano. A doação, feita por sua família, representa um significativo acréscimo ao patrimônio intelectual da instituição, especialmente nas áreas de filosofia e literatura.
A primeira parte do acervo — que ainda está em processo de catalogação — já começou a ser integrada à coleção da biblioteca. A coordenadora da Biblioteca de Ciências Humanas, Fernanda Nogueira, explica que o trabalho está apenas no início. “Iniciamos a catalogação. Por enquanto, só trabalhamos com algumas caixas que estavam no gabinete. Ainda temos 65 caixas para incluir”, relata. Entre os livros, há obras em português, francês e espanhol, com destaque para títulos como História e política no pensamento moderno, Essai sur la philosophie transcendantale e Kant et la causalité.
A anexação dessas obras é importante para a biblioteca devido a qualidade do acervo — repleto de obras kantianas, autor que era objeto de estudo de Figueiredo. Com a chegada de seu acervo à biblioteca, o legado do professor seguirá vivo, inspirando novas gerações de estudantes e pesquisadores.
A Biblioteca de Ciências Humanas fica no Campus Reitoria, Ed. Dom Pedro I, 2° andar.
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]