Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aula inaugural do Projeto Conviver reúne profissionais da educação básica

Mesa de abertura da aula inaugural do projeto Conviver.
Foto: Daniel Patire

O primeiro encontro presencial do Projeto Conviver foi realizado no sábado (3), no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Cerca de 300 professores e gestores de 114 escolas de Curitiba e região metropolitana participaram.

A aula inaugural foi marcada pela palestra da professora Aída Monteiro da Universidade Federal de Pernambuco. “O projeto começou dando um grande presente aos cursistas, já que a professora Aída tem experiência de décadas na área de educação em Direitos Humanos”, destacou o coordenador do Conviver, professor Josafá Moreira da Cunha.

Professora Aída Monteiro (UFPE) palestrou sobre Educação em Direitos Humanos.
Foto: Daniel Patire

A programação também contou com oficinas e a apresentação do coral infantil da Escola Municipal Padre Pedro Fuss.

Ao longo do curso, os professores terão módulos online e mais dois encontros presenciais. As escolas também receberão visitas mensais para acompanhamento e orientação.

 

Projeto Conviver

O Projeto Conviver está entre quatro propostas nacionais selecionadas pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica voltada para a educação em direitos humanos e diversidade.

Os projetos escolhidos receberam aporte financeiro para promover a formação continuada pela modalidade aperfeiçoamento, com foco na prevenção e combate à violência, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar.

O objetivo do Conviver é capacitar educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar. O projeto dá ênfase a casos de bullying.

O Conviver deu seus primeiros passos em 2016, como projeto-piloto. Cerca de 40 professores da educação básica de Curitiba participaram de oficinas ministradas pela equipe da UFPR.

 

Pacto Universitário

A iniciativa do projeto é realizada em conjunto com o Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.

A UFPR aderiu ao Pacto em dezembro de 2016 e é pioneira em ações que promovem os direitos humanos, tendo sido uma das primeiras universidades do País a adotar políticas de cotas e apresentando, com frequência, trabalhos e projetos que refletem e promovem a garantia desses direitos.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...