O clima era de descontração, animação e comemoração durante a Caminhada e Pedalada do Centenário realizadas na manhã de domingo (16). Cerca de 200 pessoas participaram das atividades, que reuniram crianças, jovens e adultos de todas as idades em frente ao Prédio Histórico da UFPR.
A união dos programas Ciclovida e Criando Saúde resultaram no evento que levou alunos, professores e técnicos da UFPR para as ruas, ao lado de muitos moradores de Curitiba, a caminharem e pedalarem em prol da saúde e qualidade de vida. Segundo a doutoranda do curso de Educação Física, e uma das organizadoras da Caminhada, Ana Osieck , havia a vontade de expandir as atividades físicas laborais desenvolvidas no Setor de Ciências Biológicas. “A caminhada, visando qualidade de vida e unindo os 100 anos da UFPR são um presente para toda a comunidade curitibana”, explica Ana.
Para o coordenador do projeto Ciclovida, José Carlos Assunção Belotto, esta foi uma atividade diferente e especial ao comemorar o centenário da UFPR. “É especial fazer um evento relacionado ao tema bicicleta e atividade física. E é um marco dos 100 anos da UFPR a mudança de comportamento pela mobilidade sustentável. A Universidade tem a obrigação de estar na vanguarda das mudanças que a sociedade precisa”, defende Belotto.
O reitor Zaki Akel Sobrinho acompanhou a caminhada de 3,5 km. “Foi uma ótima ideia fazer este momento de confraternização dos três segmentos e mostrar para a comunidade de Curitiba a nossa força. Aproveitamos também para convidar a todos para o evento de quarta-feira (19) à noite, quando faremos a entrega do Prédio Histórico, o Palácio da Luz”. Adepto da bicicleta, o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari seguiu os 7,5 km da pedalada. “Foi ótimo, a pedalada reuniu muita gente com alegria. Vamos fazer mais pedaladas em 2013, com o objetivo de incentivar o transporte alternativo, fazer amigos e melhorar a qualidade de vida pelo esporte”.
O evento incentivou a prática saudável e também reuniu velhos amigos. Muitos professores aposentados estavam lá com suas bicicletas. Era o caso dos professores do Departamento de Educação Física Celina Lacerda e Clodoaldo Rossi. Para Celina, a participação em passeios ciclísticos e atividades da UFPR ainda são uma constante. Atuante na Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), a professora aponta como destaque do evento o próprio centenário de uma instituição de ensino, lembrando o crescimento alcançado e todas as dificuldades passadas. Para o estreante em pedaladas Rossi, a satisfação de rever os amigos é um incentivo. “Essa será a primeira de muitas pedaladas que virão.”
Quem não poderia faltar na Caminhada e Pedalada do Centenário era o músico Plá. Durante a concentração, do alto do caminhão de som, Plá prestou sua homenagem, em forma de música: “Cem anos da UFPR em Curitiba, a primeira universidade brasileira, que perdure essa instituição federal, possibilidades para o futuro. Cem anos da UFPR em Curitiba.”
Confira mais fotos do evento no Flickr.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]