Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Andifes e Fundação Carolina concedem bolsas de estágio na Espanha a docentes da UFPR; inscrições até 2/4

Docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem se candidatar a cinco bolsas internacionais de estágio pós-doutoral de curta duração em instituições da Espanha. Para isso, os interessados devem passar por uma pré-seleção interna, para qual as inscrições devem ser realizadas até o próximo domingo (2).

As bolsas

Fruto de um convênio de cooperação educativa realizado entre a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Fundação Carolina – instituição para a promoção das relações culturais e a cooperação no âmbito educativo e científico entre a Espanha e o resto do mundo – as bolsas são conjuntas e têm valor de 1.200 euros, sendo 50% ofertado pela Fundação Carolina e os outros 50% pela UFPR.

Na modalidade estágios de curta duração, as bolsas são concedidas para o período de um a três meses e contemplam despesas de inscrição para o programa escolhido pelo candidato; passagens de ida e volta, em classe turística, da capital do país de residência do bolsista para a cidade espanhola dos estudos; ajuda de custo para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa; e seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha.

Critérios de seleção

Os candidatos podem ser de qualquer área do conhecimento, desde que atendam aos seguintes critérios:

I – Ser nacional de algum dos países da Comunidade Ibero-americana de Nações;

II – Ter a graduação universitária em carreiras de não menos que quatro anos de duração;

III – Ser docente de carreira ou fixo da UFPR, estando de posse do grau acadêmico de doutor;

IV – Cumprir com os requisitos de excelência curricular e de experiência profissional exigidos pela Fundação Carolina em sua convocatória geral anual;

V – Cumprir com as exigências legais ou contratuais estabelecidas pela universidade de origem pertencente à Andifes e pela Fundação;

VI – Contar com uma carta de aceitação da universidade ou da instituição espanhola onde irá realizar o estágio de pesquisa pós-doutoral (essa carta será necessária caso o docente seja selecionado pela Fundação Carolina; não é necessário dispor da carta para a pré-inscrição na UFPR);

VII – Não ser residente na Espanha;

VIII – Não haver iniciado o doutorado na Espanha com anterioridade.

Caberá à Agência UFPR Internacional (AUI) realizar a indicação dos candidatos após conferência documental. Havendo mais de cinco candidaturas, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) procederá à seleção tomando como referência os seguintes critérios:

a) Pertencimento do docente a programa de Pós-Graduação com menor nota na Capes;

b) Em caso de empate, serão selecionados os docentes com doutoramento mais recente.

Situações não previstas na chamada serão decididas pelo comitê de seleção da UFPR composto pela PRPPG e pela AUI.

Como se inscrever

Os interessados devem enviar, até o próximo domingo (2), e-mail para o Encaminhar e-mail para aui@ufpr.br com as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • E-mail de contato;
  • Número de Matrícula na UFPR (é preciso ter concluído o estágio probatório);
  • Nacionalidade;
  • Título de doutorado;
  • Universidade de destino (ver “centros receptores” aqui);
  • Província de destino;
  • Informar se já tem carta de aceite na universidade de destino (não é preciso enviar a carta no momento de inscrição na UFPR, mas a carta será exigida logo a seguir pela Fundação Carolina).

Feita a pré-seleção interna pela UFPR, a AUI enviará os nomes dos cinco docentes pré-selecionados para a Andifes, que remeterá a informação para a Fundação Carolina, instância responsável pela seleção final dos bolsistas a partir de critérios próprios. A Comissão da Andifes fará a inscrição dos candidatos na Plataforma Carolina até o dia 6 de abril.

Após inscritos na Plataforma Carolina, os candidatos deverão finalizar sua candidatura nesta mesma plataforma. À medida que forem inscritos pela Comissão da Andifes, os candidatos receberão um e-mail automático da Fundação Carolina, no prazo de 15 minutos após a inscrição, informando link, login e senha para acesso ao sistema para que possam completar suas candidaturas.

Esta segunda etapa é fundamental para garantir que concorram às bolsas. Segundo a própria Fundação Carolina, o formulário para completar a candidatura é longo, portanto, a sugestão é que o candidato o complete o quanto antes. A partir do dia 3 de abril, os candidatos indicados já começarão a receber este e-mail. Importante lembrar de conferir também a caixa de spam.

Os candidatos selecionados pela Fundação Carolina poderão iniciar seu programa na Espanha dentro do período compreendido entre 1º de setembro de 2023 até 31 de julho de 2024. Esta data deverá ser negociada entre o candidato selecionado, sua instituição de origem e a universidade que irá recebê-lo na Espanha.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...