Resultados do Projeto Território Caiçara serão apresentados e Audiência Pública 

03 junho, 2025
10:07
Por Jéssica Tokarski

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho, a partir das 14h, o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresenta, no Auditório da Assembleia Legislativa do Paraná os resultados do Projeto “Território Caiçara: harmonizando direitos nas comunidades tradicionais das ilhas das Peças e do Superagui”.

Esse diagnóstico social e cartográfico foi executado entre janeiro de 2021 e dezembro de 2024, orientado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito da Petrobras. Além de efetivar a aproximação junto às comunidades tradicionais, esse trabalho permite que os órgãos responsáveis pelas políticas fundiárias estabeleçam ferramentas mais adequadas à realidade e deem mais atenção às demandas de povos.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a iniciativa fará parte das comemorações pelo mês do Oceano, junto à iniciativa Global pela Década do Oceano.  

Apresentação dos Resultados do Projeto Território Caiçara em Audiência Pública

Data: 5 de junho de 2025
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Legislativo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania 
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico, Curitiba  14h às 17h 
Entrada gratuita

Por Agência Escola

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]