Administração Central reitera compromisso com a Estação Canguiri

A Administração Central da Universidade Federal do Paraná recebeu a visita do prefeito de Pinhais, Luiz Gourlart Alves, na última sexta-feira (7). Na oportunidade, o prefeito solicitou ao reitor Zaki Akel Sobrinho a cessão de uma fração de área da Estação Experimental do Canguiri, localizada naquele município da Região Metropolitana de Curitiba, suficiente para a instalação de uma nova unidade do Instituto Federal do Paraná.

O reitor informou ao prefeito que será difícil ceder a área, uma vez que a UFPR vive um momento de expansão e que por isso tem feito um grande esforço no sentido de ampliar suas instalações e infraestrutura, adquirindo terrenos e não ao contrário. Contudo, a prerrogativa de deliberar sobre pedidos de doação de terrenos da UFPR é exclusiva do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad). Serão ouvidas as instâncias setoriais, com o encaminhamento regimental previsto nas normas internas da UFPR e na legislação. Dessa forma, caberá à direção do Setor de Ciências Agrárias, à direção da Fazenda e outros departamentos da instituição envolvidos se manifestarem sobre o assunto. Depois, a análise é enviada ao Coplad para deliberação.

Zaki Akel ressaltou ainda algumas das ações que a Administração Central e a direção do Setor de Ciências Agrárias vêm fazendo no sentido da implantação de projetos de gestão sustentável na Estação Experimental do Canguiri. Entre elas, a participação recente de professores da UFPR em missões internacionais na Itália e na Hungria com o objetivo de buscar subsídios para implantação na universidade.

Os projetos visam aprofundar uma visão de futuro da nossa universidade que reflete na formação dos nossos alunos e sua concretização se dará naquele espaço da fazenda experimental. Esse é um dos compromissos da Reitoria com a comunidade do Setor de Agrárias, que precisa e será mantido, ainda que a relevância social do pleito seja reconhecidamente importante para o Município de Pinhais.

Fonte: Ana Paula Moraes