Evento gratuito com realização da UFPR dissemina conhecimento sobre a ressonância magnética nuclear (RMN), ferramenta de pesquisa com diversas aplicações
Apresentar oportunidades de integrar as técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN) às pesquisas científicas é o objetivo da I Escola Paranaense de RMN, que ocorrerá na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em setembro.
As inscrições para o evento, que tem realização também da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão abertas.
A RMN é uma ferramenta de investigação científica que pode ser utilizada em diversos projetos de PD&I, mas, segundo a organização do evento, tem potencial ainda pouco explorado na pesquisa brasileira.
A programação reúne especialistas da área para tratar de temas específicos, como preparação de amostras para análise, e de conjunturas mais amplas, como as aplicações da RMN em ciência forense, diagnósticos de doenças e na indústria.
A UFPR conta desde 2021 com o Centro de Ressonância Magnética Nuclear (CMN), laboratório multiusuário do Departamento de Química que fornece análises de RMN e consultoria no assunto à comunidade acadêmica da instituição, além de público externo.
O centro dispõe de três espectrômetros de RMN, de 400, 600 e 800 MHz, equipados com sondas de diferentes configurações. O núcleo também realiza pesquisas com essa ferramenta.
SERVIÇO
I Escola Paranaense de RMN
Onde: Auditório do Centro Integrar, em Ponta Grossa/PR (Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Uvaranas)
Quando: 3 a 6 de setembro
Inscrições gratuitas e limitadas, pelo site do evento
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]