RMN. Foto: Lionel Allorge/Commons
RMN. Foto: Lionel Allorge/Commons

Abertas as inscrições para a I Escola Paranaense de RMN, marcada para 3 a 6 de setembro

16 agosto, 2024
16:20
Por Camille Bropp
UFPR

Evento gratuito com realização da UFPR dissemina conhecimento sobre a ressonância magnética nuclear (RMN), ferramenta de pesquisa com diversas aplicações

Apresentar oportunidades de integrar as técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN) às pesquisas científicas é o objetivo da I Escola Paranaense de RMN, que ocorrerá na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em setembro.

As inscrições para o evento, que tem realização também da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão abertas.

A RMN é uma ferramenta de investigação científica que pode ser utilizada em diversos projetos de PD&I, mas, segundo a organização do evento, tem potencial ainda pouco explorado na pesquisa brasileira.

A programação reúne especialistas da área para tratar de temas específicos, como preparação de amostras para análise, e de conjunturas mais amplas, como as aplicações da RMN em ciência forense, diagnósticos de doenças e na indústria.

Sobre o Centro de Ressonância Magnética Nuclear da UFPR

A UFPR conta desde 2021 com o Centro de Ressonância Magnética Nuclear (CMN), laboratório multiusuário do Departamento de Química que fornece análises de RMN e consultoria no assunto à comunidade acadêmica da instituição, além de público externo.

O centro dispõe de três espectrômetros de RMN, de 400, 600 e 800 MHz, equipados com sondas de diferentes configurações. O núcleo também realiza pesquisas com essa ferramenta.

SERVIÇO
I Escola Paranaense de RMN
Onde:
Auditório do Centro Integrar, em Ponta Grossa/PR (Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Uvaranas)
Quando: 3 a 6 de setembro
Inscrições gratuitas e limitadas, pelo site do evento

Sugestões

26 junho, 2025

É com pesar e consternação que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) perde por falecimento o professor Renato […]

26 junho, 2025

Inscrições para a próxima edição do UFPRMUN estão abertas até 15 de julho; evento ocorre em agosto no […]

26 junho, 2025

Criada em 2012, a premiação homenageia pesquisadores que se destacaram ao longo da carreira por suas contribuições científicas […]

26 junho, 2025

A cerimônia de lançamento da Escola de Conselhos do Paraná foi realizada na tarde do dia 23 de […]