O livro “Alfabetos: ensaios de literatura” do italiano Claudio Magris, com tradução de Maria Célia Martirani, da Editora UFPR, recebeu resenhas positivas em diversos veículos de informação cultural. Publicações como o jornal literário Rascunho, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo apresentaram resenhas ressaltando a importância do livro para os estudos sobre literatura.
“Alfabetos: ensaios de literatura” é uma coletânea de artigos escritos entre fins da década de 1990 e 2007, a maioria para o jornal italiano Corriere della Sera. Nos artigos, Magris exercita o que tem de melhor: a abrangência de um olhar que parece compreender quase tudo e a análise micrológica daquilo que Italo Calvino chamou de “mundo escrito”. O mundo literário em que o ensaísta se move desconhece fronteiras, e nesse sentido a obra se insere na melhor tradição comparatista, pondo em contato América do Sul e Rússia, Oriente Médio e Leste Europeu, sem perder de vista o que há de específico em cada texto.
O livro pode ser adquirido na página da Editora UFPR ou nas Livrarias da UFPR.
Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]
A primeira fase da Avaliação de Desempenho 2026 está disponível para realização desde o dia 26 de janeiro, no Portal […]
Por Lorena Aubrift Klenk – Núcleo de Concursos A partir deste ano, a seleção dos candidatos inscritos no […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta terça-feira (27) a lista de obras para o Vestibular 2027, com várias mudanças.