Comemorações do aniversário ocorrerão nesta sexta-feira (19), com sessão solene e apresentação cultural
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebra nesta semana seus 113 anos. Fundada em 19 de dezembro de 1912, a instituição chega a mais um aniversário reafirmando sua missão pública sob o tripé de ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento científico, cultural e social do Paraná e do país.
Durante o ano de 2025, a UFPR foi marcada por eventos que reforçaram a integração com a comunidade acadêmica e a sociedade. Entre eles estão o Banho de Lama, que recepcionou mais de 4 mil calouros com participação inédita de estudantes de Letras Libras e de migrantes e refugiados; a estreia do Universo UFPR em Curitiba e a realização de feiras de curso nos campi do interior; e o Viva UFPR, que abriu a universidade ao público e integrou a 16ª Siepe, ampliando o acesso ao conhecimento produzido na instituição.
“Foi um ano de muito diálogo com um espectro amplo de atores sociais, sejam públicos, do setor produtivo ou de movimentos sociais. Queríamos uma UFPR mais aberta, mais engajada com a sociedade e fizemos isso. Esse trabalho precisa e vai continuar”, afirma o reitor da UFPR, professor Marcos Sunye.
Para a celebração do aniversário, a UFPR terá uma programação especial. A comemoração inicia com a Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário, que será realizada na sexta-feira, às 17h, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da UFPR.
A cerimônia vai contar com o lançamento e posse da Ouvidoria da Mulher, instituída em resolução do Conselho de Planejamento e Administração em maio deste ano. Também ocorrerá a entrega da Comenda Victor Ferreira do Amaral e Silva a Selmar José Basso, presidente da Associação de Amigos do Campus Palotina da UFPR (AACP), em reconhecimento as contribuições nas últimas décadas em prol do Setor Palotina.
Após a sessão, haverá uma programação cultural no palco montado nas escadarias do Prédio Histórico. As comemorações do aniversário da UFPR serão transmitidas pelo canal da UFPR TV no YouTube. Confira o link da transmissão.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]