A UFPR disponibilizou o edital da seleção de estudantes de mestrado e doutorado para recebimento de 40 bolsas mensais
Com o intuito de contribuir para a permanência dos discentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a UFPR lançou o Edital nº 06/2025. O objetivo é realizar a seleção de estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para o recebimento de 40 bolsas mensais de R$ 600, com a vigência de até 12 meses.
A ação realizada é integrada às políticas institucionais de permanência e equidade, desenvolvidas em parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E).
“Nós não tínhamos ideia do quanto essas ações eram necessárias na pós, pois esse levantamento nunca foi realizado antes. Na nossa gestão, todas as iniciativas são baseadas em dados, e assim o fizemos. Através desse questionário, evidenciamos que temos ainda uma parcela de pós-graduandos em vulnerabilidade, mas que apesar de pequena, é significativa”, explicou a professora Edneia Amancio de Souza Ramos.
Os estudantes que poderão candidatar-se ao benefício precisam atender aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em curso de mestrado ou doutorado da UFPR; possuir cadastro ativo no CadÚnico e renda familiar per capita de até um salário mínimo; não estar em fase de conclusão do curso e não receber outro auxílio estudantil; não ser beneficiário de bolsa de mestrado ou doutorado; não possuir vínculo empregatício e possuir apenas vínculo acadêmico.
O processo seletivo está aberto para as turmas de mestrado e doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de janeiro de 2026 neste link. A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira fase é a avaliação global do formulário de inscrição, documentação e informações sobre a condição socioeconômica. A segunda fase é a convocação dos estudantes para avaliação documental e demais informações essenciais para a implementação do auxílio.
Serão ofertadas 40 bolsas mensais, com a vigência de 12 meses, a partir da assinatura do Termo de Compromisso. A previsão de início do pagamento está prevista para Março de 2026.
A coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Paula Carina de Araújo, ressalta a importância: “A implantação consolida a UFPR como uma das primeiras universidades federais a estruturar uma política institucional de assistência estudantil específica para a pós-graduação. Trata-se de uma ação inédita no âmbito da instituição, que amplia a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Essa medida expressa o compromisso histórico da UFPR com a inclusão, a equidade e a formação cidadã”.
Para mais informações ou dúvidas, enviar um e-mail para o Programa de Pós-Graduação da UFPR.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de ações culturais e artísticas no mês de novembro […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]
O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná está completando 75 anos de história. Fundado em 17 de […]