As estudantes de Medicina Veterinária na UFPR Palotina e bolsistas do projeto de extensão Rocket Girls – Meninas na Ciência, Letícia Rodrigues da Silva e Isabela Bento Zago, ministraram palestra durante a Jornada de Foguetes, evento promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A atividades foi realizada na Barra do Piraí – RJ, de 10 a 13 de fevereiro. A etapa nacional do evento reúne alunos de todo país, anualmente, em uma experiência imersiva que estimula o trabalho em equipe e as atividades nas áreas de Exatas e Astronomia.
Além das atividades práticas, o evento contou com palestras, apresentação de projetos e dos foguetes construídos. Foram realizados também os lançamentos dos foguetes que as equipes trouxeram de casa e dos modelos construídos durante o evento. Nessa etapa o “Ararinha” – foguete montado por Isabela Zaga – foi contemplado como o foguete a atingir a maior distância, alcançando mais de 335 metros.
No último dia de atividades, as alunas da UFPR apresentaram o Rocket Girls em uma sessão interativa, onde alunos e professores trocaram ideias, dúvidas e sugestões. O evento proporcionou não apenas aprendizado técnico, mas também incentivo à cooperação e ao desenvolvimento científico entre os jovens participantes.
Sobre o projeto
Desenvolvido em 2018 pelo Setor Palotina da UFPR, o projeto “Rocket Girls: Meninas na Ciência” surgiu como uma forma de incentivar meninas dos ensinos fundamental e médio a ingressarem e permanecerem em cursos de graduação de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além disso, promover a divulgação científica e o desenvolvimento de pesquisas e clubes de ciência em ambientes não convencionais de educação.
Para Letícia da Silva, poder apresentar o projeto durante a Jornada de Foguetes foi uma experiência importante para o desenvolvimento do Rocket Girls: “Foi incrível porque pudemos aperfeiçoar pontos dentro do projeto e trouxemos novas ideias para nosso público-alvo. Além de toda a comunidade local e principalmente meninas de escolas públicas, estamos ampliando a ação para mulheres com restrição de liberdade, quilombolas, indígenas e imigrantes.”
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), realizou nesta […]
A direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR realizou no dia 27 de junho a 2ª Cerimônia […]
Parceria com Secretaria de Educação motivou recursos do governo estadual para construção da nova sede A construção da […]
Material pretende ser ferramenta para escolas e estudantes na preparação para os próximos processos seletivos, além de estimular […]