A Universidade Federal do Paraná, comunica, com pesar, o falecimento do pesquisador e professor Wellington Balmant, nesta sexta-feira, 28 de julho, aos 41 anos, em São José dos Pinhais.
Balmant atuava como pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Autossustentável (NPDEAS) da UFPR desde 2008. Com uma vida acadêmica construída na UFPR, o pesquisador era graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, mestre em Engenharia e doutor em Ciências (Bioquímica). Recentemente, havia terminado um segundo doutorado, em Engenharia Mecânica, também na UFPR.
Era pesquisador na área de energia renováveis, microbiologia e modelagem matemática. Recém aprovado como professor substituto, ia começar a dar aulas no curso de Engenharia Mecânica. O chefe do departamento de Engenharia Mecânica, professor João Morais da Silva Neto, descreve o professor Wellington como uma pessoa muito boa e tranquila: “Todos estão muito sentidos. Ele era uma pessoa muito querida. De mente aguda e ideias brilhantes e comprometido com o trabalho de pesquisa, Balmant seria um pesquisador muito respeitado. É uma perda muito grande, que vai deixar um grande vazio”.
Em publicação, o Setor de Tecnologia manifestou condolências à família e amigos. Reforçou a inestimável contribuição à ciência deixada pelo professor Balmant e “a perda de uma grande referência e um grande amigo”.
Wellington Balmant deixa esposa e duas filhas.
A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas, amigos e alunos.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira na capacitação de professores e pesquisadores sobre a chamada Lei […]
Ministro estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo Luís Roberto Barroso Ex-professor titular de Direito Civil […]
Reconhecimento consta em ranking internacional promovido pela revista Elsevier e a Universidade de Stanford A Universidade Federal do […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]