Imagem Padrão

Incubadora Tecnológica recebe certificado de gestão

04 março, 2022
15:33
Por
Extensão e Cultura

A Incubadora Tecnológica da UFPR recebeu a certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), uma plataforma de referência que visa promover a melhoria nos resultados das incubadoras de diferentes setores. O nível 1 garante uma gestão efetiva, especialmente em prospecção e seleção de ideias inovadoras para negócios bem-sucedidos e possibilita que as empresas incubadas e já graduadas participem de editais públicos e privados.

A avaliação foi realizada em duas etapas. A primeira foi em dezembro de 2021 com auditoria dos processos e práticas. Em fevereiro deste ano, a confirmação da certificação foi feita por avaliadores da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em uma banca de validação.

Para o Coordenador da Incubadora Tecnológica da UFPR, professor Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, a conquista da certificação Cerne 1 é um passo para aprimorar a gestão da Incubadora, auxiliando as incubadas a prosperarem no mercado. O superintendente da SPIn, professor Helton José Alves, destaca que a certificação aumentará a visibilidade e a competitividade da Incubadora Tecnológica da UFPR, melhorando a qualidade na gestão do negócio e na prestação dos serviços.  O Diretor da Agência de Inovação, Leonardo Fadel Cury ressalta que “a qualificação da nossa incubadora (…) é uma conquista coletiva de uma equipe comprometida, que encarou com determinação a missão de buscar novos caminhos para o empreendedorismo na UFPR.”

Incubadora Tecnológica da UFPR

A Incubadora Tecnológica da UFPR iniciou as atividades em 2008 e atualmente está vinculada à Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), criada em junho de 2021. O objetivo é apoiar negócios pequenos em fase de desenvolvimento com algum grau de inovação em seus produtos e serviços. O foco é oferecer infraestrutura, espaço físico colaborativo, suporte técnico, facilitação nos processos de desenvolvimento de inovações e da gestão, além de treinamentos, mentorias e conexões com possíveis parceiros.

A Incubadora Tecnológica da UFPR já graduou oito empresas e atualmente conta com outras oito empresas incubadas. Um novo Edital de Incubação está programado para lançamento no primeiro trimestre de 2022.

 

Sugestões

21 agosto, 2025

Espetáculo aborda obra literária e musical do poeta A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, […]

21 agosto, 2025

Por Comunicação Proec/UFPR Já está disponível a nova edição da revista Extensão em Foco, a publicação científica chega […]

21 agosto, 2025

A Universidade Federal do Paraná se prepara para receber o ronco dos motores no mês de novembro. Pela […]

19 agosto, 2025

Um estudo realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, está buscando crianças de 6 a 11 […]