Imagem Padrão

UFPR Litoral tem vestibular especial para Licenciatura em Educação do Campo

04 setembro, 2019
11:08
Por
Ensino e Educação

A Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza é ofertada pelo Setor Litoral da UFPR e forma educadores para atuar nas escolas do campo no ensino fundamental II (6º ao 9º anos), no ensino médio (ciências, biologia, química e física) e atuar em diferentes espaços educativos, como associações, aldeias, quilombos, etc. As inscrições para os candidatos a esse curso são gratuitas. 

A licenciatura é realizada em regime de alternância, em dois períodos pedagógicos: tempo na universidade (aulas na UFPR Litoral, em Matinhos) e tempo na comunidade (atividades na comunidade onde reside). As aulas na universidade acontecem a cada 15 dias. 

Alunos da Lecampo em aula no laboratório do Setor Litoral da UFPR. Foto: Divulgação

O curso é destinado a perfis específicos de estudantes, conforme descrito abaixo:

Categoria 1: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas família. 

Categoria 2: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa).

Categoria 3: pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, bóias-frias, pescadores, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas.

Categoria 4: pessoas que atuam nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores familiares, pescadores, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil.

Categoria 5: filhos ou filhas de agricultores/as familiares, assentados, acampados, pescadores, quilombolas, faxinalenses, arrendatário, meeiros, bóias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores ssalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei nº 11.326 da agricultura familiar.

É necessário que os candidatos comprovem, com declaração assinada, o pertencimento às categorias por meio dos documentos relacionados nos itens 3.5.1 do edital do vestibular da Lecampo.

Duração: 4 anos
Vagas: 40
Inscrições: até 17h do dia 10 de setembro de 2019
Entrega da documentação: 11 de setembro de 2019
Inscrições: gratuitas e deverão ser feitas online mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Para efetivar a inscrição, os candidatos e candidatas devem, durante o período de inscrição, entregar ou enviar pelo correio os documentos solicitados no edital
Mais informações sobre o curso: http://www.litoral.ufpr.br/portal/lecampo/2019/08/29/vestibular-lecampo/

Por SECOM UFPR Litoral

Sugestões

23 agosto, 2025

O campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta segunda-feira (25), o […]

22 agosto, 2025

Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]

22 agosto, 2025

A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]

21 agosto, 2025

Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]