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Agência Escola da UFPR é premiada em concurso nacional com produção de documentário sobre burocracia na pesquisa

27 novembro, 2018
15:54
Por
Extensão e Cultura

As principais dificuldades enfrentadas por professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa foram abordadas em um documentário produzido por alunos, professores e profissionais da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A produção foi reconhecida no prêmio TV Confies de Vídeo, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, com a primeira colocação na avaliação do júri popular e o terceiro lugar na opinião do júri técnico.

Documentário mostra as dificuldades de professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa. Imagem: Agência Escola UFPR

Documentário mostra dificuldades de professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa. Imagem: Agência Escola UFPR

Para a coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, Kelly Prudencio, o prêmio representa uma ambição da Agência Escola que é mostrar o trabalho realizado por pesquisadores dentro da universidade pública. “O reconhecimento da produção científica passa pelos resultados alcançados pelas pesquisas e esses resultados beneficiam a vida cotidiana das pessoas, e, mesmo com todas as dificuldades apresentadas no vídeo, o pesquisador na universidade pública consegue avanços consideráveis”, diz a professora.

O documentário mostra que, apesar de concebida para evitar fraudes e criar procedimentos confiáveis, a burocracia com a demora em aprovar documentos, assim como etapas redundantes e desnecessárias, acabam prejudicando diversas pessoas, nesse caso, professores universitários. Ao todo, 19 trabalhos concorreram à primeira edição do prêmio TV Confies de Vídeo.

Burocracia e o caminho das pedras

A expressão “caminho das pedras”, usada pela professora e pesquisadora de Microbiologia Glaciela Kaschuk, descreve o sentimento que muitos professores têm em relação ao processo burocrático. Uma das principais dificuldades é a falta de clareza sobre as instâncias em que documentos devem passar, além do constante vai e vem de papéis que precisam ser preenchidos mais de uma vez, de forma a atrapalhar o ineditismo e o desenvolvimento de pesquisas.

Professor de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do projeto Eco Octano, Christian Strobel conta que o processo para trocar lâmpadas de um barracão, onde o trabalho é desenvolvido, pode demorar vários meses e não obter nenhum sucesso por causa de problemas simples de burocracia. Entre os projetos da equipe Eco Octano está a criação de um veículo a combustão que rodou 107 quilômetros com um litro de gasolina.

Assista ao documentário Burocracia na Pesquisa e confira outros depoimentos:

Por Vinicius Fin Valginhak
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

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