Imagem Padrão

SiSU 2018: Registro Acadêmico começa nesta terça (6) e termina na quarta (7/2); saiba como funciona a matrícula

06 fevereiro, 2018
16:44
Por edhomologa1

Os selecionados para vagas de graduação da UFPR por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018, do Ministério da Educação (MEC), começaram nesta terça-feira (6) a fazer o Registro Acadêmico, de acordo com as faixas de horário estabelecidas por curso no edital divulgado em 4 de janeiro (veja aqui os cursos e horários em Curitiba). A matrícula continua nesta quarta (7).

São esperados cerca de 1,4 mil candidatos em três campi: Curitiba — onde também será feito o Registro Acadêmico dos aprovados para o campus de Pontal do Paraná –, Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul. A lista de aprovados dentro do número de vagas (Chamada Geral) do SiSU 2018 foi divulgada pelo Núcleo de Concursos (NC) da UFPR no último dia 2.

O período de Registro Acadêmico vale para todos os aprovados pelo SiSu, independentemente de o ingresso no curso ocorrer no 1.º ou no 2.º semestre.

Em Curitiba, entrada para o Registro Acadêmico se dá pela porta do Prédio Histórico que tem acesso pela Rua XV de Novembro. Fotos: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR

Em Curitiba, os aprovados estão sendo recebidos pelo Núcleo de Assuntos Estudantis (NAA), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), no Prédio Histórico, que fica na Praça Santos Andrade. A entrada dos aprovados ocorre pela porta lateral do prédio, com acesso pela Rua XV de Novembro.

Em Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul, o Registro Acadêmico ocorrerá apenas nesta quarta (7). Em Jandaia do Sul, será na Secretaria Acadêmica do Campus (R. Dr. João Maximiano, 426); em Matinhos, na Unidade de Gestão Acadêmica (R. Jaguariaíva, 512); e, em Palotina, na Secretaria do Campus (R. Pioneiro, 2.153).

Bancas simultâneas

Paralelamente ao Registro Acadêmico estão ocorrendo as bancas de validação para as autodeclarações de candidatos que concorreram às vagas reservadas às políticas de cotas. Os horários para o comparecimento nas bancas, que é obrigatório, foram estipulados para cada candidato (consulte aqui o edital específico).

Responsável pela Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (Copap), da Prograd, o professor Julio Gomes recomenda que, na eventualidade de o candidato que precisa passar por banca de validação tenha sido convocado para o Registro Acadêmico em dia e horário anterior ao das bancas, seja respeitado o horário da banca. Isso porque o Registro Acadêmico exige que o candidato às cotas (para negros e pardos ou para pessoas com deficiência) tenha recebido aval das bancas antes de se registrar.

O mesmo ocorre no caso do candidato que optou por concorrer nas cotas para estudantes de baixa renda ou para quem fez o ensino médio em escolas públicas. Ou seja, é necessário que o aprovado submeta a documentação para daí ser autorizado a se registrar.

Já na situação em que o candidato se inscreveu para listas de concorrências que conjugam cotas raciais, para pessoas com deficiência, de baixa renda ou para estudantes de ensino médio provenientes de escolas públicas, a ordem para apresentar os documentos é a seguinte: primeiramente, as bancas de validação; na sequência, a avaliação de situação econômica e social; e, por fim, o Registro Acadêmico.

Convocados precisam levar documentação conforme a lista de concorrência no qual foram aprovados

Por sua vez, aprovados na lista de Ampla Concorrência podem seguir diretamente para o Registro Acadêmico.

Recursos

Quem tem nome na Chamada Geral devido às cotas previstas na Lei n.º 12.711/2012 (cotas raciais, para pessoas com deficiências e sociais) pode recorrer do indeferimento do pedido pelas bancas. Para isso, deve prestar atenção às instâncias competentes para receber o recurso e aos prazos.

Em relação às cotas para pessoas negras, pardas ou com deficiência, o recurso deve ser protocolado no site do NC-UFPR, em formulário próprio, entre as 8h30 desta quinta-feira (8) e as 17h30 de sexta (9).

Já os recursos administrativos referentes a falta de documentação (que também pode ocorrer com aprovados nas listas de ampla concorrência e de cotas sociais) devem ser feitos no mesmo dia para o NAA. Em Curitiba, uma sala do Prédio Histórico foi reservada para protocolar esse tipo de recurso. A solução mais usual para esses casos é que o candidato receba cinco dias úteis para a entrega da documentação.

Vale lembrar que, segundo o edital do SiSU 2018, perderá a vaga o candidato que não apresentar a documentação que comprove a conclusão do ensino médio (não importa em qual lista de concorrência tenha sido aprovado); que não comprovou os aspectos previstos nas políticas de cotas; que deixou escapar o prazo do registro; e que usou documentação falsa para se registrar.

Chamadas complementares

O SiSU possibilita que o candidato não selecionado para a Chamada Regular ou que tenha conseguido vaga apenas na segunda opção de curso permaneça no aguardo de vaga remanescente no seu curso de primeira escolha. Para isso, é obrigatório que o candidato expresse sua intenção de ficar na lista de espera pelo próprio sistema. O prazo termina nesta quarta (7).

Estão previstas três chamadas complementares (Chamada Pública Nominal) na UFPR relacionadas ao SiSU 2018, para preencher vagas remanescentes. A primeira delas deve ter edital divulgado no próximo dia 27, com Registro Acadêmico entre os dias 5 e 7 de março. A data provável para a 2.ª Chamada é 15 de março, com registro nos dias 21 e 22. A publicação do edital da 3.ª chamada está prevista para 8 de agosto.

Sobre o SiSU 2018

A UFPR reservou 1.447 vagas de graduação para o ingresso em 2018 pelo sistema do MEC, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quantidade corresponde a 20% das vagas disponíveis, sendo que o restante será preenchido pelo Vestibular 2017/2018.

Ainda para o SiSU, a média do Enem pode ser recalculada de acordo com os pesos pré-determinados pela coordenação de cada curso da UFPR. A universidade adere ao sistema uma vez por ano.

Sugestões

06 junho, 2025

Marcado para os dias 16 e 17 de junho, no Campus Reitoria, o evento de extensão “Interfaces de […]

06 junho, 2025

Por NC/UFPR Estão abertas as inscrições para seis modalidades do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, […]

05 junho, 2025

A Universidade Federal do Paraná recebe até sexta-feira (6) centenas de profissionais de educação de todo o Brasil […]

05 junho, 2025

Com prática realista, curso do ICMBio capacitou profissionais do Laboratório de Ecologia e Conservação para desencalhar grandes cetáceos […]