Imagem Padrão

UFPR inaugura diversas obras ainda em 2013

17 julho, 2013
14:19
Por Priscila
UFPR

Novo bloco do Departamento de Farmacologia, no Centro Politécnico - Foto: divulgação PRA

Há pouco mais de cinco anos a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebia os primeiros recursos do então recém-criado Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Aumento exponencial no número de vagas ofertadas, incremento no número de cursos de graduação, pós e profissionalizantes, e a certeza de um ensino superior democratizado foram algumas das conquistas desde então. Tamanha evolução precisava ser acompanhada por um crescimento físico suficiente e, principalmente, eficiente. Isto foi feito.

Símbolo da cidade

A Universidade, que em 2012 chegou ao seu primeiro centenário, aumentou em 30% o número de vagas na graduação nos últimos quatro anos. Deu ainda o maior salto de infraestrutura na história da Instituição, aumentando em 25% a área construída. Foram cerca de 100 milhões de reais em investimentos nos últimos cinco anos, num total de 83 obras, tanto para construções novas como para reformas e adequações de nossos históricos prédios.

Um exemplo é o símbolo da cidade de Curitiba e orgulho para todos os paranaenses, localizado na Praça Santos Andrade. Para as comemorações dos cem anos, recebeu mais do que uma nova fachada e iluminação especial: ganhou também mais vida. A UFPR se transformou num verdadeiro canteiro de obras, e destes canteiros várias flores desabrocharam e outras ainda estão por vir. São prédios com novas salas de aula, laboratórios e outros espaços de educação mas, acima de tudo, são edificações que trazem novas possibilidades e novos horizontes para nossos estudantes, futuros profissionais.

Pessoal da PRA e PCU em visita técnica ao novo prédio do Cenbapar - Foto: divulgação PRA

Próximas inaugurações

Na última semana o pró reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza, acompanhou o engenheiro Luiz Carlos da Silva, diretor de infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), numa visita a vários locais de obras. No Centro Politécnico, diversas delas estão na iminência de serem inauguradas.

São exemplos o novo prédio do Centro de Biotecnologia Agroindustrial do Paraná (Cenbapar), que já teve um relatório técnico elaborado pela PCU. Agora, as empresas contratadas pela licitação farão ajustes e correções em alguns itens identificados pelo fiscal de obras como fora das especificações do edital.
Com a inauguração do Cenbapar, os estudantes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia terão um prédio novo, equipado com uma sala padrão industrial para pesquisa e atividades de aulas, que conta inclusive com uma área de observação.

A sala padrão industrial do Cenbapar, vista da área de observação - Foto: divulgação PRA

Acessibilidade

O Departamento de Biologia Celular teve graves problemas estruturais, como as infiltrações que chegaram a danificar equipamentos. O antigo espaço, no prédio das Ciências Biológicas, passou por reforma e toda a cobertura foi trocada. “Temos ainda outras questões para resolver aqui no prédio, mas pouco a pouco nossas condições estão melhorando. A visita da Administração da Universidade demonstra preocupação, e este trabalho poderia ser feito mais vezes”, comentou o professor Rubens Bertazolli Filho, chefe suplente do Departamento de Biologia Celular.

Um outro prédio, erguido nos últimos anos de trabalho, foi o novo bloco do Departamento de Farmacologia. O prédio, de quatro pavimentos, une o que há de mais moderno na tecnologia. O mobiliário é todo voltado para o ensino, para a acessibilidade e segurança, como amplas rampas e portas de acesso, elevador e escada exterior de incêndio. O local abrigará as novas salas de aula do Departamento de Farmacologia, além de abrigar os laboratórios espaçosos e climatizados.

A sala padrão industrial do Cenbapar, vista da área de observação - Foto: Dvulgação PRA

Trabalho em equipe

Tanto crescimento e trabalho colocou mais responsabilidades aos membros da equipe da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU). Além de garantir a manutenção e conservação dos campi da UFPR, com uma extensa carta de serviços, é também trabalho da PCU a criação de estudos preliminares e projetos de arquitetura, além do acompanhamento e a fiscalização das obras novas e das reformas contratadas por licitação.

Para o diretor de infraestrutura, o engenheiro Luiz Carlos da Silva, a realização do trabalho só é possível graças à competência e presteza da equipe. “Temos uma equipe multidisciplinar que conta com engenheiros, arquitetos, técnicos nas mais diversas áreas e pessoal capacitado para cuidar da nossa grande casa que é a UFPR”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Pró-Reitoria de Administração

 

mapa das obras no Centro Politécnico - Foto: divulgação PRA

Sugestões

17 junho, 2025

Com os resultados da eleição divulgados nesta terça-feira (17), os associados da Sociedade Brasileira para o Progresso da […]

16 junho, 2025

Por NC/UFPR Está chegando ao fim o prazo para inscrições no Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná […]

16 junho, 2025

De lar temporário a membro da família. Foi assim que o cãozinho Nego Chow conquistou seu espaço na […]

13 junho, 2025

Por meio das unidades Casa, a campanha de imunização da Influenza já começou na UFPR Os Centros de […]