Vicente Pacheco assume direção de Sociais Aplicadas

Marcelo Curado foi empossado como vice. A dupla venceu a eleição com 56,27% dos votos válidos no dia 20 de maio.

Durante a posse, Pacheco ressaltou a imensa responsabilidade que é assumir a direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. “Ocupar um cargo diretivo é um grande privilégio e uma grande oportunidade”, disse, no discurso de posse.

Ao lembrar seu parentesco com Víctor Ferreira do Amaral, de quem é sobrinho-neto, o novo diretor lembrou suas relações afetivas com a Universidade.

Metas

Segundo Curado, a gestão vai continuar na mesma linha de atuação que já vem dando certo, iniciada pelo diretor anterior, o atual reitor Zaki Akel Sobrinho. Pacheco anunciou também as principais metas da gestão: terminar os dois prédios que estão sendo construídos no campus e continuar vencendo os desafios que a comunidade apresenta ao setor. Lembrando sua infância, na escola, disse que pretende fazer a “lição de casa e ganhar uma estrelinha daqui a quatro anos”.

Diretor do setor antes de assumir a reitoria, o reitor foi citado diversas vezes nos discursos dos seus colegas. “O que nos anima é o Zaki conhecer bem esta realidade e poder nos ajudar”, afirmou Pacheco. Ao se referir diretamente ao colega, acrescentou: “Pessoas como você dignificam a educação pública”.

O reconhecimento fez o reitor mudar seu discurso. “Tinha preparado uma fala, mas fiquei emocionado”, disse. Em seguida, Zaki ressaltou que o trabalho que vem sendo feito na reitoria, sobretudo a reaproximação com os poderes públicos, setor produtivo e a sociedade civil, e prometeu resolver a problema do espaço físico na Universidade até o centenário. “Nós temos grandes sonhos, grande desafios, mas eu tenho certeza de que vamos superá-los porque temos uma comunidade que ama a Universidade”, disse o reitor.

No encerramento do discurso, o reitor desejou sorte aos dois colegas. “Espero que vocês ganhem muitas estrelinhas”, finalizou.

SA em números

O Setor de Ciências Sociais Aplicadas tem:

2.500 alunos

160 docentes

50 técnicos administrativos

4 departamentos

4 cursos de graduação

4 mestrados

2 doutorados

12 especializações

50 salas de aula

6 laboratório de informática