Vestibular: Prazo para pedir isenção termina hoje

Para requerer a isenção, os candidatos precisam comprovar não ter condições de pagar a taxa, que custa R$ 72.

Após preencher o formulário de inscrição ao vestibular, disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR [www.nc.ufpr.br], os candidatos devem acessar o requerimento específico da isenção, no mesmo endereço.

A via impressa deve ser assinada e entregue junto com a documentação exigida nos postos do Núcleo de Concursos em Curitiba ou em Palotina. Os postos atendem das 8h30 às 17h30.

Em Curitiba, o endereço é o seguinte: rua dos Funcionários, 1540, Setor de Ciências Agrárias, bairro Juvevê. Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem usar computadores disponíveis no local.

Até o final da tarde de quinta-feira (21/8), cerca de 1,4 mil candidatos já haviam preenchido o requerimento de isenção. Em menos de uma semana, o total de inscritos ao vestibular 2009 da UFPR já passa de 9 mil candidatos.

Conforme o edital do processo seletivo 2009, a UFPR oferecerá um total de 5.204 vagas —27% a mais do que o número ofertado no ano passado. São 1.105 novas vagas, distribuídas em 21 novos cursos e turnos.

Critérios da isenção

Para que o requerimento de isenção seja analisado, o candidato precisa comprovar que cursou todo o ensino médio e o ensino fundamental em escola pública. A renda per capita da família não pode superar R$ 415 e os pais do candidato não podem possuir curso superior.

Candidatos que já possuam nível superior ou estejam cursando outra graduação não têm direito à isenção, assim como aqueles que não tenham possibilidade de concluir o ensino médio até dezembro.

A lista dos documentos necessários para solicitar a isenção da taxa do vestibular está disponível no site do Núcleo de Concursos. Não é necessário autenticar as fotocópias dos documentos.

Escola Técnica

O processo seletivo da Escola Técnica da UFPR também prevê a possibilidade de isenção. O prazo para solicitar isenção, simultâneo ao do vestibular, também termina às 17h30 desta sexta-feira (22/8).

No caso da Escola Técnica, o posto de atendimento funciona na rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, em Curitiba.

O processo seletivo da Escola Técnica da UFPR oferece 370 vagas, distribuídas em três cursos que exigem ensino fundamental (Contabilidade, Informática e Ensino Médio) e em outros seis que exigem ensino médio (Enfermagem, Higiene Dental, Massoterapia, Prótese Dentária, Contabilidade e Radiologia). A taxa de inscrição custa R$ 35.

Calendário do vestibular da UFPR

• Inscrições
De 17 de agosto a 15 de setembro

• Pedidos de isenção