Estão em disputa seis vagas em cada uma das sete universidades públicas estaduais, e dez vagas na UFPR. A edição deste ano do vestibular indígena está sendo organizada pela UEL e por uma comissão que reúne as instituições envolvidas.
Todas as 52 vagas disponíveis são suplementares e se referem ao período letivo de 2009. No total, 226 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo.
As vagas nas universidades estaduais são reservadas para integrantes de comunidades indígenas paranaenses. As vagas na UFPR são abertas a índios de qualquer região do país.
No dia 16, haverá prova oral de Língua Portuguesa. No dia seguinte, acontecem as provas objetivas de Português, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além da Redação. Todas as avaliações serão realizadas no campus da UEL.
Representantes da Comissão Universidade para os Índios se deslocaram até as reservas indígenas para efetivar as inscrições dos candidatos. Entre os documentos exigidos estão cartas de lideranças de comunidades indígenas e da Fundação Nacional do Índio.
O manual do candidato foi publicado em português, kaingang e guarani.
A divulgação do resultado está marcada para 8 de janeiro de 2009, através do endereço www.cops.uel.br.
Foto(s) relacionada(s):
Candidato participa do Vestibular dos Povos Indígenas, em 2006, quando as provas aconteceram na UFPR
Foto: Izabel Liviski | Arquivo 9.dez.2006
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Fernando César Oliveira
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]