Vestibular do Setor Litoral inscreve até sexta

O período de inscrições do Vestibular 2010 do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, sediado em Matinhos, termina às 16 horas da próxima sexta-feira, 14 de maio.

A universidade oferece neste ano 545 vagas em Matinhos, distribuídas em 15 diferentes opções de cursos. O total de vagas é 14,7% maior que o do ano passado, quando 475 estavam em disputa.

Das 545 vagas ofertadas, 400 são em cursos com aulas exclusivamente à noite. A cada quatro vagas, portanto, três são noturnas.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o endereço www.nc.ufpr.br, preencher o formulário, responder ao questionário socioeducacional e efetuar o pagamento da taxa, que custa R$ 80. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 77.

Até a tarde desta segunda-feira, dia 10, cerca de 1,3 mil candidatos haviam preenchido a ficha de inscrição. No ano passado, o total de inscritos chegou a 1,8 mil.

Dos 114 candidatos que solicitaram isenção, 56 tiveram seus pedidos aprovados. Os candidatos que não receberam parecer favorável à isenção precisam pagar a taxa até o término do prazo previsto em edital.

Assim como no vestibular geral da UFPR, o processo seletivo de sua unidade no litoral reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para os negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para portadores de deficiência.

Para aqueles que não têm acesso à internet, o NC disponibiliza terminais de computador na sede do Setor Litoral, localizada na Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, em Matinhos, na antiga Associação Banestado.

As provas serão aplicadas exclusivamente em Matinhos. A primeira fase, no dia 30 de maio. A segunda, em 27 de junho.

A partir do dia 24 de maio, o Núcleo de Concursos disponibilizará na internet o comprovante de ensalamento do candidato, que será exigido para acesso aos locais de provas.

O processo seletivo reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

A opção por concorrer às cotas deve ser feita no ato da inscrição. Os candidatos que pretendem disputar as vagas para portadores de deficiência devem entregar atestado médico e se submeter a uma banca de avaliação antes mesmo da primeira fase, conforme o regulamento do vestibular.

Relação de cursos / turno / vagas

Agroecologia (Tecnologia) / Diurno / 40

Artes (Licenciatura) / Diurno / 35

Ciências (Licenciatura) / Noturno / 35
Fisioterapia (Bacharelado) / Diurno / 35

Gestão Ambiental (Bacharelado) / Diurno / 35
Gestão Desportiva e do Lazer (Bacharelado) / Noturno / 35

Gestão e Empreendedorismo (Bacharelado) / Noturno / 35

Gestão Pública (Bacharelado) / Noturno / 35

Informática e Cidadania (Bacharelado) / Noturno / 35

Linguagem e Comunicação (Licenciatura) / Noturno / 35

Saúde Coletiva (Bacharelado) / Noturno / 35

Serviço Social (Bacharelado) / Noturno / 35

Gestão Imobiliária (Tecnologia) / Noturno / 40

Gestão de Turismo (Tecnologia) / Noturno / 40

Tecnologia em Orientação Comunitária / Noturno / 40

Total de vagas: 545

Desse total, 400 (73%) vagas são em cursos noturnos.

Candidatos participam da edição de 2009 do vestibular, na sede do Setor Litoral
Foto: Arquivo UFPR