Vestibular da UFPR já tem 10,4 mil formulários preenchidos

Desse total, 1,4 mil já efetuaram inclusive o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 72. Candidatos ‘treineiros’, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70.

Iniciado no dia 24 de agosto, o período de inscrições termina às 16 horas do próximo dia 30.

Candidatos que não têm condições para pagar a taxa poderão, de 14 a 18 de setembro, solicitar isenção, conforme edital específico já publicado pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

Feira

Entre os dias 11 e 13 de setembro, a universidade promoverá a sétima edição da feira ‘UFPR Cursos e Profissões‘, evento anual que reúne estandes de todos os cursos de graduação.

O público-alvo preferencial são alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, interessados em conhecer melhor os cursos oferecidos pela universidade. O público estimado do evento é de aproximadamente 45 mil pessoas.

A feira ‘UFPR Cursos e Profissões’ funcionará das 8 às 18 horas, no campus Jardim Botânico da universidade, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. A entrada é gratuita e dispensa inscrição ou agendamento prévios.

Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, a feira tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar e Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica.

Vagas

O processo seletivo 2009-2010 da UFPR oferece duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.

Do total de vagas, 1.808 (33,9%) são em cursos exclusivamente noturnos.

A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outra novidade diz respeito à possibilidade de o candidato que disputa as vagas de Palotina fazer as provas em Curitiba.

Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Calendário

A primeira fase do vestibular da UFPR acontece no dia 29 de novembro. A segunda fase, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Como o primeiro dia de provas da segunda fase será num sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, têm direito a solicitar um atendimento diferenciado.

Esses candidatos terão acesso aos locais de prova no mesmo horário que os demais concorrentes, e aguardarão, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver as questões.

Calendário do vestibular 2009-2010 da UFPR

11 a 13 de setembro
Feira UFPR: Cursos e Profissões
(www.ufpr.br/cursoseprofissoes)