Vestibular 2009 da UFPR tem 43,5 mil inscritos

No total, 43.509 candidatos se inscreveram no vestibular da UFPR. O número é 3,4% superior ao do ano passado, quando o total de inscritos foi de 42.079.

A UFPR oferece este ano um total de 5.204 vagas — 27% a mais do que no ano passado. São 1.105 novas vagas, distribuídas em 21 novas opções de cursos e turnos.

Entre os cursos oferecidos pela universidade, os mais concorridos são Medicina (30,32 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (21,17); Jornalismo (19,70); e Direito Noturno (17,42). A relação candidato/vaga de todas as 88 opções de cursos da UFPR estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos.

Conforme o edital do Vestibular 2009, 20% do total de vagas (1.041) são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública —as chamadas cotas sociais. Outros 20% são destinados a alunos negros. Dos 43,5 mil vestibulandos, 8.983 inscreveram-se nas cotas sociais. Outros 1.875, nas cotas raciais.

A UFPR reservou ainda uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência. O número de candidatos portadores de deficiência que se inscreveram ainda não foi divulgado.

Perfil dos candidatos

A maioria dos candidatos ao vestibular 2009 da UFPR têm entre 17 e 19 anos (60,6%), são solteiros (93,3%) e residem em Curitiba ou na região metropolitana da capital (71,4%). As mulheres são maioria: somam 53,5% do total.

Aproximadamente um em cada cinco candidatos (19,5%) trabalha em período integral. Outros 12,3% declararam trabalhar em meio período. ‘Esse percentual superior a 30% de candidatos que trabalham mostra a necessidade de mais cursos noturnos’, observou a professora Márcia Helena Mendonça, vice-reitora no exercício da Reitoria da UFPR. ‘E a maioria das nossas novas vagas são noturnas.’

O percentual de vestibulandos que fizeram todo o ensino fundamental e médio em escola pública é de 34,5%, pouco superior ao dos que estudaram integralmente em escola privada (34,1%).

Cerca de um terço dos candidatos (32,7%) possui renda familiar mensal de até R$ 1,6 mil. Outros 44,9% têm renda entre R$ 1,6 mil e R$ 4,9 mil.

Expansão

Ao longo dos próximos 5 anos, o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) prevê a criação de um total de cerca de 7 mil novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação da UFPR.

‘Uma grande parcela da população entre 18 e 24 anos de idade está fora do ensino superior no Brasil, e o governo federal está se esforçando para ampliar o número de vagas nas universidades públicas’, afirmou a professora Márcia Helena Mendonça. ‘Aqui, na UFPR, estamos preparando a contratação de mais professores e servidores técnico-administrativos, além de adequar a nossa infra-estrutura.’

Segundo a vice-reitora em exercício, o prédio da extinta Rede Ferroviária Federal, localizado na rua João Negrão, Centro de Curitiba, cedido pela União à universidade, começará a ser utilizado já em 2009. ‘Já estamos fazendo licitações para a recuperação das instalações hidráulicas e elétricas do prédio. Ainda não sabemos quais setores serão instalados lá, mas a ocupação irá começar já no ano que vem, será gradual e irá liberar espaços em outras unidades da UFPR.’

Primeira fase

O ensalamento das provas da primeira fase do vestibular 2009 da UFPR estará disponível, a partir de 10 de novembro, no site do Núcleo de Concursos – www.nc.ufpr.br.

O comprovante de ensalamento deverá ser impresso pelos candidatos. A primeira fase acontece no dia 16 de novembro, no turno da tarde.

A prova da primeira fase terá 80 questões objetivas de conhecimentos gerais, sobre conteúdos do ensino médio. A segunda fase acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, também no período da tarde.

Calendário do vestibular da UFPR

• Provas da 1ª Fase
16 de novembro – tarde

• Provas da 2ª Fase