Vestibular 2006: mudanças incluem 3ª fase

As novidades para o Vestibular 2006 da UFPR incluem a categoria de Treineiros e a 3ª fase para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística. As inscrições terão início dia 21 de agosto, no evento ‘UFPR: Cursos e Profissões’ e se estendem até o dia 12 de setembro, às 12h. O pagamento da taxa de R$ 75,00 pode ser feito até o final do expediente bancário do dia 12. As inscrições só são aceitas pela Internet e para aqueles que não tem acesso a um computador, o Núcleo de Concursos estará disponibilizando um posto de atendimento no Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade.

MUDANÇAS – A principal mudança será para os interessados em cursar Matemática, Matemática Industrial e Estatística, que terão de passar por um processo seletivo de três fases. Depois das duas fases comum a todos os candidato – 1ª fase eliminatória e a 2ª fase com a prova de Compreensão e Interpretação de Textos – os classificados entrarão para uma lista especial e terão de estudar durante um semestre duas disciplinas básicas para o curso. Depois deste semestre de atividades com avaliações pelo Núcleo de Concursos, será feita a avaliação geral. Para compor a lista dos classificados, a nota final que dará direito a aprovação é composta pela somatória das notas da 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase. Para ter condições de entrar nesta concorrência são pré-requisitos que o aluno não tenha tido nota na 3ª fase inferior a 50 em cada uma das disciplinas – sendo que cada uma das duas disciplinas terão nota máxima 100 – e freqüência inferior a 75%. Serão classificados alunos até o número máximo de vagas oferecidas em cada curso.

Durante a entrevista coletiva à imprensa ao reitor explicou que se essa mudança der certo poderá ser implantada em outros cursos.

DATAS – Assim como no último concurso, o vestibular será contará com o sistema de cotas raciais e sociais. Serão 20% de vagas de cada curso para as cotas sociais e 20% para as raciais. A primeira fase será dia 20 de novembro e a segunda, dias 11 e 12 de dezembro.

TREINEIROS – Os estudantes que ainda não terminaram o ensino médio e pretendem realizar o concurso como “treineiros” serão enquadrados numa listagem especial. Eles não contam para a classificação.

Vestibulandos antes das provas do concurso 2005
Foto: Arquivo UFPR