Vestibular 2006 já tem inscrições abertas

São 4.144 vagas e pelo segundo ano o concurso terá reserva de vagas, sendo 20% para inclusão racial e outros 20% para inclusão social, isto é, estudantes vindos de escolas públicas.

Os candidatos que tiverem dúvidas no momento da inscrição podem contar com o apoio dos técnicos que estão trabalhando nos dois postos de atendimento, um no Núcleo de Concursos, no Centro Politécnico e outro no Prédio Central, na Praça Santos Andrade. Os postos abrem das 8h30min às 17h30min.

Pelo quarto ano seguido o preço da inscrição será menor. Para o próximo concurso a taxa será de R$ 75,00, um real a menos do que no vestibular realizado no final de 2004. Estudantes carentes têm chances de obter a isenção total ou parcial. Para a isenção total o requisito principal é comprovar renda familiar de um salário mínimo e meio e para a parcial, ou seja, 50% do valor da inscrição, o candidato terá que comprovar renda de três salário mínimos.

DATAS –A primeira fase será dia 20 de novembro e a segunda, dias 11 e 12 de dezembro próximos.

MUDANÇAS – As principais mudanças serão para os interessados em cursar Matemática, Matemática Industrial e Estatística, que terão de passar por um processo seletivo de três fases. Depois das duas fases comum a todos os candidatos, esses classificados entrarão para uma lista especial e terão de estudar durante um semestre as disciplinas de Matemática Analítica e Geometria Analítica. Depois de quatro meses, os alunos realizam uma prova e os aprovados passam a cursar normalmente os três cursos. A alteração foi adotada porque a desistência chega a ser de 50% nestes três cursos, de acordo com o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior.

TREINEIROS – Os estudantes que ainda não terminaram o ensino médio e pretendem realizar o concurso como “treineiros” serão enquadrados numa listagem especial. Essa alteração foi adotada para que esses estudantes caso sejam aprovados não tirem a vaga dos vestibulandos em condições de poder estudar na UFPR.

Posto de Atendimento do Vestibular 2006
Foto: Rute Marques